As vendas no varejo brasileiro declinaram 0,3% em outubro, invertendo a direção tomada em setembro, quando aumentou 1% (dado revisto). Os dados contam com ajuste sazonal. Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a queda apurada em outubro interrompe uma seqüência de sete meses consecutivos de crescimento.
Das dez atividades pesquisadas, sete verificaram recuo entre um mês e outro, como Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (-0,1%), Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,2%) e Móveis e eletrodomésticos (-0,9%).
As áreas que registram aumento de dois dígitos nas vendas foram móveis e eletrodomésticos (15,8%), combustíveis e lubrificantes (10,5%) e equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (44,1%). Na contramão, tiveram retração material de construção e tecidos, vestuário e calçados, além de veículos e motos, partes e peças.
O levantamento do IBGE contempla elevação de 10,1% nas vendas varejistas perante outubro de 2007 e acréscimo de 10,4% no acumulado deste calendário. Em 12 meses, houve aumento de 10,3%.
Veículo: DCI