Segundo a companhia, esta é a campanha mais importante em 70 anos de Brasil
A Coca-Cola Brasil deu o ponta pé inicial em sua campanha para a Copa do Mundo de 2014 com o filme Manifesto, que começa a ser veiculado no próximo sábado, no intervalo do Jornal Nacional. Com o lema “A Copa de Todo Mundo”, o primeiro filme convida os brasileiros a participarem da maior festa do futebol mundial. Em seus 60 segundos, a sequência brinca com ícones das edições passadas: a vuvuzela, o polvo vidente, entre outros, mostrando como o evento não vai ser, com a narração do cantor Tom Zé.
“A ideia á fazer com que a Copa no Brasil seja a mais inclusiva de todos os tempos. E essa inclusão possui duas dimensões: o evento em si, pois queremos que os 200 milhões de brasileiros participem, não apenas os que terão ingresso; e o como a Copa é usada para deixar legados para a sociedade”, explicou Michel Davidovich, vicepresidente e gerente geral da Coca-Cola Brasil para a Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014.
Segundo Javier Meza, vicepresidente de marketing da Coca- Cola Brasil, esta é a campanhamais importante da companhia em seus 70 anos de Brasil. “É uma campanha que será ativada nos próximos 18 meses, primeiramente aqui no país”. Em janeiro de 2014, ela será exportada para pelo menos 150 países, dos mais de 200 em que a empresa está presente. “São mais países do que atingimos na Copa da África. Criamos uma campanha global, mas cada país tem a liberdade de definir se usa ou não”, disse Meza.
A Coca-Cola, entretanto, não divulgou quanto foi investido na campanha e nem nas demais ações de marketing para a Copa. “Mais de 50% da verba do marketing vai para a Copa do Mundo”, limitou-se a dizer Davidovich. O investimento total da companhia no Brasil será de R$ 14 bilhões, no período 2012-2016. A filial brasileira da agência Wieden + Kennedy assina a campanha, que traz em sua identidade visual o trabalho do grafiteiro Speto. “A ideia surgiu há mais de um ano. A Coca- Cola é a bebida de todo mundo, o Brasil é um país democrático e o futebol um esporte popular, juntamos estas ideias”, conta Guillermo Vega, diretor-executivo de criação da agência.
A arte de Speto está também em latinhas e garrafas pet, que já começaram a chegar ao mercado. “Vamos refrescar estas latas e garrafas a cada três meses”, ressaltou Meza, acrescentando estão previstas ainda diversas atividades promocionais. A Wieden + Kennedy foi escolhida por já ter feito outros trabalhos para a Coca-Cola e por sua experiência em campanhas que envolvem o futebol. A agência ficará responsável por todas as ações que envolvem a campanha até a Copa. “Já há novas ideias no forno, mas ainda não posso contar”, adiantou Vega.
Copa das Confederações
Em maio, será lançada ação específica para a Copa das Confederações. “Vamos apresentar a sequência da campanha que faz da Copa das Confederações um aquecimento para 2014. Teremos promoções, embalagens e mídia social”, conta Meza. Segundo ele, apesar do evento deste ano envolver apenas seis cidades, vai haver ações nas doze sedes da Copa de 2014. “Queremos marcar presença”, disse.
A Coca-Cola Zero vai ficar de fora da campanha para a Copa do Mundo e continuará com o seu lema “Quanto mais Zero melhor”. “No segundo semestre, teremos novidades, provavelmente relacionadas ao Rock in Rio”, adiantou Meza.
Veículo: Brasil Econômico