Em maio deste ano, a Coopercentral Aurora Alimentos concluirá a duplicação da linha de produção de leite longa-vida (UHT) da indústria de lácteos, que emprega avançadíssimos recursos de automação e robótica. Inaugurada em 2011 como uma das maiores e mais modernas indústrias de produtos lácteos da América Latina, a planta está instalada à margem da BR-282, no Município de Pinhalzinho (SC), com capacidade de processamento de 2,2 milhões de litros/dia.
A nova linha de produção absorveu investimentos da ordem de R$ 8 milhões e está projetada para industrializar até 380.000 litros/dia, o que representa um incremento de 120% no segmento de produtos UHT e de 17% na capacidade de processamento total da unidade
O presidente da Aurora, Mário Lanznaster, informa que o aumento do processamento permitirá diversificar o mix com novos produtos a serem definidos oportunamente.
A nova linha emprega o que há de mais moderno em processamento de lácteos e foi totalmente desenvolvida pela empresa sueca Tetra Pak. Tem como base a última geração de ultrapasteurizadores, que se destacam pela autonomia e redução significativa de consumo de energia e produtos de higienização. Contribui, dessa forma, para minimizar a geração de efluentes e o consumo de energia.
A linha será formada por um ultrapasteurizador, duas máquinas de envase, dois acumuladores, dois embaladores automáticos, três termoencolhedores, quatro robôs, um carrinho transportador sobre trilhos e um envolvedor automático.
O gerente geral Celso Inácio Lermen antecipa que, com a nova tecnologia, o formato da caixinha de leite vai mudar da atual Tetra Brik para a Tetra Mid. A alteração do formato visa reduzir os riscos de derramamento involuntário de leite no momento da abertura da tampa flexi cap e acompanha a evolução das embalagens de leite. Essa mudança também será implementada na linha já existente, que operará com as mesmas características.
A unidade de lácteos da Aurora - que já utiliza alto grau de automação - empregará, agora, a robotização na paletização, permitindo eliminar o trabalho manual na montagem dos palets. As pessoas que hoje estão trabalhando nestas áreas serão integralmente absorvidas em outras funções na unidade. Esta automatização está estruturada em quatro robôs na montagem dos palets e no sistema de envolvimento, deixando-os prontos para serem transportados ao armazém.
Está em estudo a implantação de uma linha de leites especiais, incluindo leite com baixo teor de lactose, cujo início de produção está programada para o último trimestre deste ano.
Veículo: DCI