Consumo de cama e mesa volta a crescer após 2 anos de baixa

Leia em 2min 30s

O consumo de artigos de cama, mesa e banho por pessoa voltou a crescer em 2012, depois de dois anos de recuo. Em 2009, o número de peças por habitante ao ano era 3,7. Em 2010, diminuiu para 3,6, chegando a 3,5 em 2011. No ano passado, voltou ao patamar de 3,6. No acumulado de 2005 a 2012, no entanto, o consumo per capita de cama, mesa e banho cresceu 72,9%, o equivalente a 8,1% ao ano. Os dados fazem parte da pesquisa "Canais de Varejo e Precificação nos Segmentos de Cama, Mesa e Banho", do Instituto de Estudos e Marketing Industrial (Iemi) de Inteligência de Mercado, apresentada durante a Feira Internacional de Produtos Têxteis e Decoração para o Lar (Texfair Home), realizada de 26 de fevereiro a 1º de março de 2013 , em Blumenau (SC).

Com 120 expositores, incluindo fabricantes nacionais e de países com forte tradição têxtil (como Portugal, Turquia, Índia e China), nesta edição da feira o foco ficou para o mix de produtos com alto valor agregado. "Esta edição cumpriu a sua função ao estabelecer um ambiente propício para a apresentação dos lançamentos e, principalmente, oferecer aos expositores a possibilidade de agregar aos seus portfólios novos ou potenciais clientes", analisa o diretor-executivo do Sintex-SC, Renato Valim.

Para o diretor-comercial da Coteminas, Mario Sette, a indústria já dá sinais de recuperação, e a feira reflete isso. "As medidas do governo, de exoneração, a redução de energia elétrica já mostra resultados. O varejo dá sinais de recuperação, a economia parece que está no caminho certo. Nós acreditamos que, diferentemente de 2012, ano que começou com expectativa de crescimento e terminou com expectativa muito negativa, que 2013 será o contrário", diz.

Para a categoria, diversos setores continuam aquecidos, mantendo o nível de emprego e a renda. "A categoria de cama, mesa e banho é muito dependente da construção civil e do crescimento de renda." Quando estes dois fatores crescem , o setor vai junto. Se tem renda e emprego, tem crédito", disse.

Segundo Gláucio Gil de Souza Braga, diretor-comercial da Altenburg , a feira é um grande showroom e os compradores compram depois de olhar os lançamentos e ver toda a coleção. "Para nós, o segundo semestre do ano passado foi muito positivo , conseguimos boas vendas. E agora, encerramos o trimestre com crescimento considerável", diz.

O grupo adquiriu no ano passado, uma empresa, a Carambela, em São Paulo, que tem 30 anos de mercado. "É uma gestão separada e ela vai focar somente neste mercado , está localizada na cidade de São Roque , onde a partir de maio iniciaremos os trabalhos da filial Altenburg em SP, justamente para potencializar e sermos mais competitivos ainda na linha de travesseiros", diz, acrescentando que hoje há duas unidades em Blumenau, uma no nordeste e a de São Paulo.

Segundo o superintendente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (ABIT), Fernando Pimentel, o segmento de cama, mesa e banho cresceu tem expectativa de crescer ainda mais neste ano.




Veículo: DCI


Veja também

Difíceis de achar no Sudeste, frutas selvagens do país encantam chefes

Muito perecíveis, as frutas selvagens brasileiras raramente chegam in natura aos mercados do Sudeste; apesar da d...

Veja mais
Piraquê lança suco em pó e salgadinhos e planeja fábrica no Rio

A Piraquê, que há 62 anos fabrica biscoitos e, há 55, massas, decidiu investir em alimentos mais pop...

Veja mais
Movimentação de cargas cresce 2,82%

De acordo com dados do Anuário Estatístico Aquaviário de 2012, divulgados na semana passada pela Ag...

Veja mais
Crise argentina afeta exportações

O resultado das exportações do Amazonas para a Argentina vem caindo nos últimos três anos no ...

Veja mais
Inflação e endividamento preocupam varejo em 2013

Dois ingredientes desafiaram a operação de empresas de comércio nos dois primeiros meses do ano e i...

Veja mais
Lei de entrega já aumenta custo das empresas em 53%

Entidade que representa o setor tenta sensibilizar deputados e governador de SP para prazo de adaptação O...

Veja mais
Vendas da Páscoa devem crescer 18% nas lojas de shopping centers

A projeção da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) é de que as vend...

Veja mais
Negócios mais lentos e perda de preço comprometem café

A desvalorização de quase 40% do café, em um ano, desacelera o ritmo das negociações ...

Veja mais
Iguatemi vai ao interior para dobrar área de venda

A Iguatemi, empresa de shopping centers do Grupo Jereissati, confia que vai atingir a meta de dobrar sua área bru...

Veja mais