A Panasonic informou nesta sexta-feira que gastará pelo menos US$ 4,5 bilhões para tomar controle da rival de menor porte Sanyo Electric, o que criará, no mínimo, a segunda maior fabricante de produtos eletrônicos do Japão, rivalizando com a líder Hitachi.
A Panasonic, maior fabricante mundial de televisores de plasma, informou que oferecerá 131 ienes por cada ação ordinária da Sanyo, um desconto de 4% em relação ao fechamento do preço do papel na sexta-feira. O objetivo da empresa é adquirir porção majoritária da Sanyo, maior produtora mundial de baterias recarregáveis.
O Goldman Sachs, maior acionista da Sanyo, já informou que venderá sua participação na companhia à Panasonic. A decisão do Goldman - que rejeitou as ofertas iniciais da Panasonic por considerar muito baixas - vem após a instituição ter divulgado seu primeiro prejuízo trimestral desde que abriu capital.
A Panasonic informou em um anúncio que está considerando investir 100 bilhões de ienes para criar efeitos de sinergia entre as duas empresas.
Veículo: Jornal do Commercio - RJ