O Grupo Pão de Açúcar investiu R$ 20 milhões em logística para atender ao aumento de volume de vendas para o período de festas de final de ano. A frota de veículos utilizada pela empresa chega a ser 43% maior do que a regular durante o mês de dezembro. A empresa também reforçou seus 18 Centros de Distribuição (CDs), onde é feito o recebimento, armazenagem, separação e expedição dos itens às lojas. Além disso, 300 contêineres foram instalados nas lojas para ampliar a área de estocagem. Os novos investimentos no processo logístico do grupo devem resultar em mais de mil empregos, temporários e terceirizados.
"O Grupo Pão de Açúcar trabalha com níveis baixos de ruptura de produtos (falta de itens). Para manter o serviço e a qualidade de atendimento na época de maior movimento de nossas lojas, desenvolvemos uma inteligência logística que prima pela racionalização das entregas e estoques, mantendo a qualidade do atendimento e disponibilidade dos produtos aos clientes", afirmou o diretor de Logística do Grupo Pão de Açúcar, Marcelo Lopes.
A entrega de carga às lojas, por exemplo, pode ser feita em um único caminhão. Segunda a empresa, ao invés de circular por vários pontos de venda e ruas diferentes, os veículos saem com destino certo e com o máximo de sua capacidade. A medida reduziu em 15% a quantidade de viagens. A otimização das cargas chega a até 75% da ocupação de veículos com o sistema de racionalização, que alinha trajetos e verifica a melhor disposição das mercadorias dentro dos caminhões.
"O aumento de volume de produtos em circulação e de fornecedores é muito alto nessa época do ano e a logística precisa contemplar uma série de etapas, trabalhando com a sincronia de informações entre as áreas", disse Lopes.
O grupo instalou Centros de Distribuição Avançados (CDAs), com 3 mil metros quadrados capacidade para 1,5 mil paletes, localizados em regiões de maior concentração e demanda de consumidores ampliada nesta época, como é o caso da Baixada Santista (SP) e da Região dos Lagos (RJ).
1,3 mil veículos. O grupo possui uma frota 100% terceirizada, em um total de 153 transportadoras e mais de 1,3 mil veículos. "No final do ano, o número de veículos pode chegar a 1,7 mil, já que o estoque de alguns produtos costuma triplicar, principalmente em São Paulo", disse Lopes.
Desde 2003, a empresa realiza o transporte entre os Centros de Distribuição com o sistema multimodal de cargas, onde são utilizados sistemas complementares ao rodoviário para entregas de mercadorias, com redução de custo no frete. "O frete marítimo, por exemplo, pode ser até 30% mais em conta", disse Lopes.
Veículo: Jornal do Commercio - RJ