O lucro da Bombril, detentora de 60% do mercado brasileiro de lã de aço, foi de R$ 81 milhões no acumulado de 2012, o que representou 8,2% da receita líquida da empresa no ano passado. O resultado mostra que houve crescimento em relação a 2011, quando o lucro da empresa foi de R$ 61,7 milhões, ou 7,3% da receita líquida.
Segundo Marcos Scaldelai, diretor Comercial, de Marketing e P&D da Bombril, a marca está em ótima fase e seu crescimento demonstra a consolidação e reposicionamento no mercado. "Superamos todos os objetivos traçados ao longo de 2012, quando continuamos a rejuvenescer e modernizar a Bombril", diz.
A receita líquida da empresa avançou 16,3% em 2012, passando de R$ 845,8 milhões em 2011 para R$ 984 milhões no ano passado. Já o patrimônio líqüido, que corresponde aos valores devidos pela empresa aos sócios e acionistas, melhorou em 58%, saindo de 37,6 milhões em 2011 para 15,7 milhões negativos em 2012.
Este novo quadro reflete, pontua Scaldelai, o acerto de lançamentos e novidades feitos pela Bombril, o que fez com que a empresa avançasse muito acima dos patamares do setor de higiene e limpeza no Brasil. Enquanto o setor cresceu 3,5% no ano passado, a Bombril teve incremento de 16% no mesmo período. Além de liderar o mercado de lã de aço, a Bombril tem também 70% do segmento de saponáceos.
A empresa possui três complexos industriais, localizados nas cidades de São Bernardo do Campo (SP), Abreu e Lima (PE) e Sete Lagoas (região Central), e emprega cerca de 3,5 mil funcionários, entre diretos e indiretos, que produzem 350 mil toneladas de produtos por ano.
Fundada em 1948, a Bombril tem em seu portfólio cerca de 500 itens de limpeza doméstica, dividido em 29 marcas e 55 categorias entre esponja de aço, detergentes, sabão em barra, saponáceos, desinfetantes, limpadores, esponjas sintéticas, amaciantes, lava roupas líqüidos, facilitadores de passar roupa, sachês perfumados e desodorizadores.
Setor - Segundo informações da Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins (Abipla) , o setor faturou, em 2012, 14,9 bilhões, o que representou crescimento de 3,5% em relação a 2011, acima, portanto, do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil no mesmo período, de 0,9%.
E as perspectivas são boas para o próximos anos, seguindo as oportunidades que se desenham no comportamento social do país, que aponta a habitação, o que inclui limpeza, como um dos itens prioritários de investimento para o brasileiro até 2020.
Veículo: Diário do Comércio - MG