A Deca, empresa brasileira que fabrica louças e materiais sanitários, desistiu de fabricar diretamente seus produtos na Argentina. A empresa fechou a fábrica que mantinha na província de Buenos Aires, depois de "ter realizado esforços vigorosos para preservar sua competitividade na região", segundo confirmou a Duratex, controladora da empresa, em comunicado da assessoria de imprensa no Brasil. De acordo com o comunicado, a filial argentina "não conseguiu reverter sucessivos prejuízos financeiros e deu início a uma processo de reestruturação de suas operações locais", mas pretender manter a marca presente no mercado do país.
Segundo publicou ontem o jornal "Cronista", a empresa demitiu todos os 140 operários e já comunicou o encerramento das atividades a fornecedores. A página da internet da empresa na Argentina já foi retirada do ar.
A Deca havia entrado na Argentina ao adquirir a empresa Irmãos Piazza, dona da segunda maior fatia do mercado no país, em 1995. Chegou a realizar investimentos de peso, como a construção de uma segunda unidade fabril nos anos 90.
No Brasil, o grupo Duratex é controlado pela holding Itaúsa e é a líder de mercado, com as marcas Durafloor, Duratex, Deca e Hydra. É acionista minoritária da Tablemac, fábrica de painéis na Colômbia.
Veículo: Valor Econômico