Filme fez sucesso na internet ao mostrar que as mulheres se enxergam menos bonitas do que são
O vídeo mostra um retratista forense desenhando o rosto de várias mulheres com base em suas próprias descrições. De costas para elas, o artista, Gil Zamora, faz uma série de perguntas sobre suas características. Pés de galinha e olheiras são algumas das mais citadas.
Em seguida, ele faz um novo retrato da mesma mulher, baseando-se na descrição de uma terceira pessoa Os dois desenhos são pendurados lado a lado e as mulheres são convidadas a compará-los. Em todos os casos, a descrição de terceiros ficou melhor do que a imagem que ela faz de si própria.
O vídeo, que é uma campanha publicitária da Dove, foi filmado em um loft em San Francisco e virou sensação na internet. A versão de três minutos foi vista quase 29 milhões de vezes no canal da empresa no YouTube.
Repercussão. Ele também fez sucesso em outros sites. Um artigo sobre a campanha publicado no Mashable foi compartilhado mais de meio milhão de vezes em 24 horas.
O filme foi criado pela agência Ogilvy & Mather e faz parte de uma campanha da Dove batizada de "Retratos da Real Beleza". Segundo a agência, a ideia de fazer esse vídeo surgiu de uma pesquisa que mostrava que apenas 4% das mulheres se consideram bonitas.
Brenda Fiala, vice-presidente de estratégia da Blast Radius, uma agência de publicidade digital, diz que a Dove estava tentando criar uma relação de confiança com o consumidor a partir de emoções profundas.
Brenda compara essa estratégia da marca Dove, da gigante Unilever, com a da Procter & Gamble, que lançou durante os últimos Jogos Olímpicos uma campanha que apelava para a relação entre mães e filhos.
Veículo: O Estado de S.Paulo