Aumento de faturamento do setor de produtos para animais de estimação fortalece indústria e demonstra a importância dos pets para a população. Em 2012, a indústria de produtos para animais de estimação chegou a ocupar 0,32% do PIB nacional, número superior àqueles das geladeiras e freezers (0,14%), componentes elétricos e eletrônicos (0,23%) e automação industrial (0,09%).
Trata-se de um número significativo para a economia brasileira, que representa R$ 14 bilhões. Acima, estão a indústria têxtil (2,63%), máquinas e equipamentos (1,81%), beleza e cuidados pessoais (1,09%) e telecomunicações (0,52%). Utilidades domésticas e eletroeletrônicas são 0,39% do PIB do Brasil. O crescimento do setor e o aumento do número de pessoas com animais de estimação em casa são resultado de hábitos positivos da população brasileira.
Por conta disso, a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) organizou o Grupo de Estudos Interação Humano e Animal para fomentar pesquisas que demonstrem a importância dos animais de estimação para a qualidade de vida das pessoas. Segundo pesquisadores, essa convivência é capaz de melhorar a autoestima, diminuir problemas do coração, auxiliar a família na diminuição do estresse, na queda da pressão em hipertensos e, principalmente, de melhorar a interação social. Em estudo realizado recentemente, ficou comprovado que, em geral, as famílias que têm animais de estimação gastam menos com remédios.
Veículo: Empresas e Negócios