O movimento de consumidores nas lojas do varejo voltou a crescer em maio, puxado pelo segmento de super e hipermercados, informa a Serasa Experian. O Indicador de Atividade do Comércio subiu 0,2% ante abril, quando tinha registrado queda de 1,9%. Ambos os dados têm ajuste sazonal. Na comparação com o mesmo período do ano passado, houve crescimento de 2,6%.
O aumento tímido do movimento em maio deve-se às dificuldades enfrentadas pelos consumidores, como a alta da inflação, que reduziu a renda, aumento das taxas de juros e maior seletividade das instituições financeiras na concessão de crédito, avalia a Serasa, em nota.
Os segmentos de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas, com alta de 1,4%, e o de tecidos, vestuário, calçados e acessórios, com crescimento de 0,2%, lideraram a expansão da atividade varejista no mês passado, ante abril. Por outro lado, houve queda de 5,3% no movimento nas lojas de móveis, eletroeletrônicos e informática. "Essa combinação de resultados revela que, nas comemorações do Dia das Mães de 2013, predominaram os presentes de menor valor unitário", afirma a Serasa.
Houve também queda de 6,3% no movimento nas lojas de veículos, motos e peças, de 2,7% no segmento de combustíveis e lubrificantes e de 1% nas lojas especializadas de material de construção, sempre na comparação com abril.
Em relação ao mesmo mês do ano passado, o movimento aumentou nos segmentos de super e hipermercados (6,2%), combustíveis (4,9%) e tecidos, vestuário e calçados (3,3%), mas diminuiu em móveis, eletrônicos e informática (-0,4%), veículos motos e peças (-5,2%) e material de construção (-0,5%). O Indicador de Atividade do Comércio é apurado a partir do volume de consultas mensais realizadas por estabelecimentos comerciais à base de dados da Serasa.
Veículo: Valor Econômico