Construção de outlets cresce no Brasil

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São Paulo - Nos próximos anos, o Brasil deverá ganhar muitos shoppings centers no formato outlet. De acordo com um estudo do Ibope Inteligência, que simula o mercado e prevê as vendas desses empreendimentos, serão inaugurados 33 outlets no país nos próximos seis anos.

A Premium Outlet Brasil pretende inaugurar 12 unidades até 2019. Já a consultoria imobiliária Jones Lang La Salle, em parceria com diferentes construtoras, planeja abrir outros nove até 2016, enquanto a General Shopping deve lançar mais sete empreendimentos desse tipo até o próximo ano.

Ainda em 2013, novos outlets devem ser inaugurados no Brasil. Na rodovia Castelo Branco, em São Paulo, dois estão sendo construídos com apenas 15 quilômetros de distância entre eles: o Catarina Fashion Shopping, da JHSF, e o Castelo Premium Outlets, da BRMalls em parceria com o Simon Property Group. Também devem abrir as portas neste ano o Outlet Premium Rio, o Outlet Premium Salvador e o Casa Outlet, em Cotia (SP), especializado em decoração.

"Os outlets geralmente são construídos em regiões periféricas e saídas de grandes cidades para permitir o acesso de consumidores de diversos municípios. A construção, com especificações técnicas mais simples, sai pela metade do preço e as lojas, com administração centralizada, são dos próprios fabricantes ou varejistas não franqueados", diz a diretora de geonegócios do Ibope Inteligência, Márcia Sola.

O formato de outlets começou a ser desenhado na década de 30, quando algumas empresas norte-americanas passaram a vender produtos com defeitos ou excedentes aos funcionários. Hoje, há 400 empreendimentos distribuídos na América do Norte, Europa e Ásia, somando 20 mil lojas. No Brasil, existem dois outlets em funcionamento: o Outlet Premium São Paulo, inaugurado em 2009, em Itupeva (SP), e o Outlet Premium Brasília, em Alexânia (GO).

"O sucesso de um outlet depende do seu correto planejamento, pois o risco dele se transformar em um elefante branco perdido na estrada ou de canibalizar os shoppings regionais é grande", afirma Márcia Sola.



Veículo: Diário do Comércio - MG


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