Selo contra a crise do café

Leia em 2min 30s

Comercialização de grãos certificados para os europeus será fechada este mês, com valorização de R$ 3 por saca

Em meio à crise de preços enfrentada pela cafeicultura brasileira, os produtores de Minas Gerais se preparam para o primeiro embarque ao exterior com o selo Certifica Minas Café, que dará premiação pela qualidade do grão. A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento informou ontem que o negócio será fechado pela Exportadora de Café Guaxupé, sediada no município de mesmo nome, no Sul de Minas, prevendo, inicialmente, a destinação ainda neste mês de 50 mil sacas a clientes na Europa A certificação vai permitir acréscimo de R$ 3 ao preço de cada saca negociada, como resultado da adaptação das fazendas credenciadas pelo programa estadual de certificação criado em 2007.

Amostras do produto já estão sendo colhidas pela empresa exportadora. Segundo Niwton Castro Moraes, assessor especial de café da Secretaria de Agricultura, a primeira exportação de café com o selo Certifica Minas representa um avanço para o setor, que passará a ser visto como os concorrentes estrangeiros certificados. “É o reconhecimento do trabalho conduzido nas fazendas que chega aos olhos dos varejistas e de grandes empresas no exterior”, afirma. Ele prevê também para este ano exportações de cafés com o selo por meio da certificadora UTZ Certified, com sede na Holanda. A empresa e o governo estadual firmaram termo de cooperação há cerca de um ano. A premiação deverá ser de R$ 6 sobre o preço da saca de café exportada.

“Fomos sondados por outras certificadoras internacionais para desenvolver mais parcerias”, disse Castro Moraes. De acordo com balanço relativo a 2012, 1.643 propriedades já foram certificadas pelo programa estadual e a meta é atingir 1.750 fazendas até o fim do ano. A certificação é concedida a partir da adequação das lavouras a duas vertentes: redução dos custos de produção e atendimento de critérios socioambientais do cultivo.
SUSTENTABILIDADE Os cafeicultores têm de cumprir 95 condições para obter o selo, das quais 37 são ações de preservação do meio ambiente e 26 se referem à produção sustentável e à conservação de recursos hídricos. As fazendas são acompanhadas por técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas (Emater-MG) e do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) na aplicação das normas, baseadas em exigências de mercado por uma produção de qualidade. O acordo firmado com a holandesa UTZ proporciona complementariedade dessas práticas com outras medidas adotadas no mercado externo.

Maior produtor de café do Brasil, o estado responde por 52,7% do volume nacional. No ano passado, a produção mineira foi de 26,9 milhões de sacas, obtidas numa área plantada de 1 milhão de hectares distribuídos entre mais de 600 municípios. Trata-se do segundo produto da pauta de vendas externas de Minas, depois do minério de ferro, liderando as exportações do agronegócio estadual. Os cafeicultores mineiros exportaram o equivalente a US$ 3,8 bilhões em 2012, cifra que representou 49% dos embarques do agronegócio.



Veículo: Estado de Minas


Veja também

Moinhos vão buscar trigo nos EUA

Como a nova safra de trigo brasileira só começa a ser colhida na primavera, no curto prazo há pouca...

Veja mais
Preço da farinha sobe 20% e pressiona pães e massas

Argentina deixa de exportar trigo, o que diminui ainda mais oferta da matéria-prima no BrasilA decisão da ...

Veja mais
Cenário é desfavorável para a cafeicultura

Cotações continuam em queda livre. O mês de junho chegou ao final e foi mais um período de pe...

Veja mais
Quase 80% da safra de soja negociados

Aceleração das vendas em junho está ligada ao aumento do preço, com produtores voltando ao m...

Veja mais
Construção de outlets cresce no Brasil

São Paulo - Nos próximos anos, o Brasil deverá ganhar muitos shoppings centers no formato outlet. D...

Veja mais
Adidas espera recorde de vendas

Negócios devem somar 2 bi de euros.São Paulo - Em 2014, a Adidas espera atingir seu novo recorde de vendas...

Veja mais
Produtora de biscoitos inicia plano agressivo de expansão

Quando Márcio Peres retornou ao Brasil no final da década de 1980, após passar uma temporada nos Es...

Veja mais
Os planos de crescimento da 'nova' Itambé

A mineira Itambé começa hoje uma nova etapa de sua história. Quatro meses depois do anúncio ...

Veja mais
Empresas fazem 'big brother' dos consumidores

Na busca por produtos ao gosto do freguês, companhias observam e filmam clientes em testes em laboratórios ...

Veja mais