Com operações no Uruguai, no Chile e no Peru, a companhia brasileira Camil ingressará no mercado argentino. A empresa comprou a La Loma Alimentos, com sede na cidade de Los Charrúas, província de Entre Ríos. O valor do negócio não foi informado.
A cerealista argentina é uma das maiores exportadoras de arroz orgânico no país. Tem entre seus destinos Irã, Iraque, Bélgica, Dinamarca, Estados Unidos e Canadá.
Em comunicado oficial, a Camil, também do setor de alimentos, diz que, para o futuro, “é esperado o fortalecimento da La Loma com a avaliação de possíveis investimentos e planos de negócio de acordo com o desenvolvimento da empresa e da região de Entre Ríos”. O plano de expansão na América Latina começou seis anos atrás.
No mercado de arroz, feijão, pescados e açúcar, a empresa brasileira detém as marcas Camil, Coqueiro, Alcyon, Pescador, União, Da Barra e Doce Lar. A Camil começou em 1963, como Cooperativa Agrícola Mista Itaquiense, em Itaqui. Com aquisições ao longo dos anos, a companhia, com sede em São Paulo, acumula atualmente 12 unidades produtivas no Brasil, nove no Uruguai e quatro no Chile.
Em outubro de 2011, o fundo de investimentos Gávea comprou 31,75% da Camil Alimentos, parcela adquirida da holding Arfei Comércio e Participações, dos sócios da Camil. Neste ano, em abril, a empresa comprou a fluminense Carreteiro Alimentos, do Rio de Janeiro, por R$ 45 milhões.
Veículo: Zero Hora - RS