Levantamento realizado pela empresa de pesquisas e monitoramento Hibou, em parceria com o aplicativo PiniOn, identificou que os itens mais procurados para a ocasião são roupas, calçados e acessórios.
Em seguida aparecem joias, relógios e eletrônicos.
Segundo o diretor de logística do PiniOn, João Paulo Faria, o preço é um fator determinante na escolha dos produtos. "Nas respostas à pergunta sobre qual seria um bom presente para a data, percebemos que os produtos de custo médio apresentam mais aderência".
A pesquisa, que ouviu cerca de 1.200 pessoas das classes A e B, relata que 40% dos entrevistados disseram que pretendem gastar um valor entre R$ 101 e R$ 300. A procura por itens mais caros é bem menor: apenas 6% disseram presentear os pais com itens entre R$ 301 e R$ 500.
"A maior dificuldade de unir o pedido direto às preferências é o preço se adequar ao bolso do comprador", afirma Ligia Mello, sócia da Hibou e coordenadora da pesquisa.
"Com o aumento dos preços de uma maneira geral, o consumidor está mais cauteloso para compras, pois ele já possui uma boa parcela da renda comprometida com pagamentos já agendados", detalha Lígia.
Mudanças ao presentear
O levantamento feito pela Hibou com o PiniOn também demonstrou que o número de pessoas que se dispõe a se deslocar até lojas de rua já é menor do que os que preferem comprar pela internet.
Os consumidores que vão aos shopping centers ainda são maioria. Cerca de 46% vão a centros comerciais realizar as compras, enquanto 20% utilizarão lojas virtuais. Em número menor, apenas 8% irão adquirir seus itens em lojas de rua.
"Diversidade, Proximidade e Preço. Essas foram as três variantes mais citadas para definir o que e onde será comprado o presente", explica Ligia Mello.
O tipo de presente também tem variado. Bastante comum no exterior, a compra de experiências como salto de paraquedas ou dia de pescaria - fato conhecido como day gift - ainda é pouco expressivo no Brasil, ainda que já seja conhecida por boa parte das classes A e B.
A pesquisa revelou que 42% dos entrevistados consideram o presente uma opção válida, mas apenas 12% efetivamente já realizou alguma compra de um produto deste tipo.
Veículo: DCI