Vilma Alimentos entra no mercado de produtos de limpeza

Leia em 3min 40s

Tradicional fabricante de massas, a mineira Vilma Alimentos começa 2009 investindo em novos mercados. A empresa acaba de assinar um acordo com o grupo Prolimg e ficará responsável pela produção e comercialização dos produtos da marca Super Globo - que já pertenceu a multinancional norte-americana Clorox - ao longo do ano, tendo prioridade para a aquisição até dezembro. Segundo Cézar Tavares, vice-presidente da Vilma, atualmente a empresa produz apenas água sanitária, mas a idéia é fabricar também desinfetantes, detergentes e amaciantes ainda neste ano.

 

"Água sanitária é o produto que tem o menor valor agregado de todos que a fábrica tem tecnolgia para produzir", disse Tavares. A capacidade de produção da fábrica, que fica localizada em Contagem, é de 1 milhão de litros de água sanitária por mês. Segundo o executivo, a Vilma deve começar a administrar a fábrica utilizando 30% desse total. "Mas queremos chegar a capacidade plena ainda este ano", informou Tavares.

 

A expectativa da Vilma é que as vendas de água sanitária representem R$ 10 milhões este ano. A fabricante de alimentos fechou 2008 com faturamento de R$ 415 milhões, alta de 15% em relação ao ano anterior.

 

Hoje, a água sanitária Super Globo possui 3% desse mercado - que faturou R$ 695 milhões em 2007. A meta, segundo Tavares, é alcançar pelo menos 15% até o final de 2009. "Isso vai dar um motivo para continuarmos", disse.

 

Durante os primeiros meses da parceria, a Vilma deve comercializar os produtos da Super Globo apenas nos estados em que possui vendas diretas: Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Goiás. "É uma região que engloba 57 milhões de habitantes", disse Tavares. Segundo ele, a Vilma possui 900 vendedores diretos, além dos representantes comerciais, que atuam no Brasil inteiro. Após o início das vendas de água sanitária nesses estados, a empresa também pretende iniciar a comercialização dos produtos de limpeza nacionalmente por meio dos distribuidores.

 

"Queremos buscar os mercados desses produtos de maior valor agregado, aproveitando contatos e relações comerciais", afirmou Tavares.

 

O executivo disse também que os consumidores possuem uma percepção muito boa da marca Super Globo. "Esse é um mercado em que o produto é considerado multiuso. Os consumidores usam para limpar roupas, pisos, além de utilizarem para higienização de alimentos", afirmou Tavares.

 

Aquisição da Pirata

 

Se confirmado o negócio com a Super Globo, esta será a segunda aquisição da Vilma desde o ano passado, quando, em julho, concluiu a aquisição da fabricante de molhos e temperos Pirata, também de Minas Gerais.

 

"Nesses seis meses tivemos uma imersão nesse mercado de molhos e temperos. Foram seis meses de aprendizado e gostamos do que vimos", afirmou Tavares.

 

A Pirata, que quando foi comprada possuía 3 mil clientes ativos, fechou 2008 com um portfólio de 9 mil clientes. "E vamos chegar a 20 mil este ano", disse.

 

Em produção, a empresa encerrou 2008 com 2 mil toneladas e espera encerrar 2009 alcançando 5 mil toneladas de temperos e molhos. "É um produto muito interessante", disse. "Tem peso baixo e valor agregado interessante", concluiu o executivo.

 

Massas

 

Além de buscar novos mercados, a Vilma também prepara expansão da produção no mercado de massas. Segundo Tavares, no próximo ano deve começar a funcionar a primeira máquina de macarrão instantâneo da empresa. Em 2007, a Vilma entrou nesse mercado com produção terceirizada e, a partir deste ano, assumirá toda a produção. A nova máquina terá capacidade para mil toneladas por mês. Em 2008, as vendas de massas da empresa cresceram 5%, para 66 mil toneladas.

 

A empresa também vai ampliar a produção de massas especiais em 500 toneladas; planeja colocar em funcionamento um novo equipamento para fabricação de massas de cortes curtos em agosto de 2009 - que terá capacidade para 2 mil toneladas/mês; e investirá em outra máquina, para cortes longos, prevista para entrar em funcionamento em 2010, com capacidade de produção de 3 mil toneladas por mês. Com os investimentos, a capacidade de produção da empresa alcançará 12 mil toneladas mês.

 

Veículo: Gazeta Mercantil


Veja também

Preços diferentes na gôndola e no caixa

Levantamento do Procon mostra que 18% dos supermercados ainda têm irregularidades   Muitos consumidores n&a...

Veja mais
Supermercados reduzem uso de sacolas plásticas

Dois supermercados gaúchos registraram uma redução de 10% no consumo de sacolas plásticas em...

Veja mais
Sam’s Club sente redução nas vendas

Os proprietários de pequenas empresas estão sufocados financeiramente de tal maneira que reposicionam as m...

Veja mais
Setor leiteiro está inseguro

Temor de retração maior no preço e queda nas exportações provocam apreensão . ...

Veja mais
Setor deve faturar R$ 44 bi

O setor de panificação, composto por cerca de 63,2 mil estabelecimentos, deve fechar 2008 com um faturamen...

Veja mais
Indefinições no setor de papel ondulado do país

Uma das preocupações dos fabricantes é referente ao impacto da crise mundial nos negócios da...

Veja mais
Levantamento aponta alta de 1,98% na cesta básica do campineiro

A Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) divulgou ontem a pesquisa Cesta Básic...

Veja mais
Parmalat quita débitos com produtores de leite em Goiás

A indústria de laticínios Parmalat quitou na terça-feira (13), a dívida com os pecuaristas q...

Veja mais
Embalagens blindam o setor de alumínio

O uso de alumínio em embalagens está blindando a indústria do setor contra um grande declíni...

Veja mais