Acompanhando a tendência de crescimento do mercado de produtos premium no Brasil, a Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados) anuncia a criação de uma diretoria exclusiva para o segmento de chocolate premium
De acordo com estudo encomendado pela ABICAB, 75% consomem chocolate e 35% não trocam o chocolate por nenhum outro alimento ou bebida.
Recente pesquisa encomendada pela ABICAB revela que brasileiros amam chocolate. Um verdadeiro raio X dessa relação foi feito e mostra, por exemplo, que 75% da população consome o alimento e 35% não troca o chocolate por nenhum alimento ou bebida. O estudo ouviu 2.002 pessoas, de diferentes faixas etárias, classes sociais e regiões do país, e identificou os principais hábitos de consumo quando se trata de bombons, tabletes, confeitos, achocolatados, trufas, entre outras categorias.
O chocolate faz parte do carrinho de compras da maioria dos brasileiros e o sabor ao leite é o campeão, com 58% da preferência dos apaixonados. As classes A/B são as que consomem mais chocolate. E depois da Páscoa, o inverno, Natal e Dia dos Namorados são os períodos em que o consumo aumenta: 23%, 16% e 11%, respectivamente. O estudo mostra ainda que fatores como tipo de chocolate ou a embalagem são mais importantes que a marca e o preço na hora de presentear para 57% dos entrevistados.
Os dados revelam também que o prazer e a satisfação são as principais sensações obtidas, para 61%. Não é a toa que 88% dos consumidores compram o produto para consumo próprio. Quanto à origem do alimento, o chocolate nacional, com nota 8,6 dentro de uma escala de 0 a 10, é melhor avaliado do que o importado, que teve nota 7,4. “A pesquisa confirma a qualidade do produto nacional, que já tem forte tradição junto ao consumidor. O consumo per capita de chocolates no Brasil cresceu muito. Na década de 70 girava em torno de 300g, hoje é de 2,5 quilos em média por pessoa. Isso se deve principalmente pelo fato de o brasileiro cada vez mais identificar o chocolate como um alimento”, afirma Ubiracy Fonseca, vice-presidente de Chocolate da ABICAB.
Nessa relação de paixão as mulheres estão à frente dos homens, representando 56% do público consumidor. “Esse estudo permitirá que as empresas conheçam o perfil do consumidor e ofereçam produtos que atendam suas expectativas. O Brasil é o 3º maior mercado de chocolates do mundo e caminha a passos largos para assumir a 2ª posição até 2016”, afirma Ubiracy. Outro dado importante é que a marca e a qualidade dos ingredientes são os principais fatores que definem o chocolate Premium, mercado que cresce em média 20% ao ano e já representa 6% do total de chocolates produzidos no país.
Veículo: EmbalaWeb