A fabricante de brinquedos americana Mattel sucumbiu ontem à queda dos gastos do consumidor, ao anunciar que seus lucros caíram quase à metade no quarto trimestre de 2008, o que levou o preço de suas ações a cair mais de 15%.
O grupo, que é dono das marcas Barbie, Hot Wheels e Fisher-Price, mantinha uma expectativa otimista diante da deterioração das condições econômicas antes do Natal, com um executivo chegando a sugerir que os pais continuariam a comprar brinquedos para seus filhos, reduzindo os gastos domésticos em outros itens.
Mas essa confiança evaporou ontem, quando os lucros do quarto trimestre vieram abaixo das expectativas, com uma redução de 46%. Robert Eckert, presidente-executivo e presidente do conselho de administração da companhia, admitiu que a Mattel "não estava imune" à queda no consumo mundial.
O grupo havia começado o ano em tom otimista, com um relançamento mundial da Barbie, que este ano comemora seu 50º aniversário. A Mattel também venceu recentemente uma disputa na justiça com a MGA, que fabrica a linha concorrente Bratz. Conhecidas por suas roupas sugestivas, as bonecas Bratz se mostraram populares entre as meninas e roubaram participação de mercado da Barbie. Mas um juiz da Califórnia deu uma ajuda à Mattel no ano passado, quando decidiu que o grupo tinha a propriedade intelectual da marca rival.
Entretanto, isso não conseguiu impedir uma queda nas vendas da Barbie, sugerindo que as bonecas estavam precisando de um relançamento urgente. As vendas mundiais da Barbie caíram 21% no quarto trimestre.
"Nosso desempenho foi inferior no trimestre e em última instância no ano, por causa de uma combinação de vendas fracas, margem bruta menor e despesas maiores", disse Eckert.
A queda foi visível na maioria das linhas de produtos da Mattel: as vendas internacionais de sua divisão Fisher-Price caíram 10% no quarto trimestre. Apenas sua marca American Girl conseguiu ir contra a tendência, conseguindo um aumento de 5% nas vendas.
O lucro líquido consolidado do quarto trimestre foi de US$ 176,4 milhões, contra os US$ 328,5 milhões apurados no mesmo período de 2007, embora o resultado do ano passado tenha sido alavancado por um benefício fiscal extraordinário.
A receita caiu de US$ 2,19 bilhões no quarto trimestre de 2007 para US$ 1,94 bilhão no mesmo período do ano passado. A receita anual foi de US$ 5,92 bilhões, contra US$ 5,97 bilhões em 2007, enquanto o lucro líquido caiu para US$ 379,6 milhões, ante os US$ 600 milhões de 2007.
Veículo: Valor Econômico