O Brasil é o terceiro mercado consumidor de macarrão. Isso justifica o crescente espaço dedicado ao produto nas gôndolas dos supermercados. São novas marcas, produtos com apelo funcional ou massa com formato diferenciado. No caso específico do mercado fluminense, a marca Cadore é presença garantida nas prateleiras. Fundada há 60 anos por dois imigrantes italianos, a empresa tem capacidade para produzir 5 mil toneladas por mês na planta de 50 mil m2 em São João do Meriti. Atualmente, fabricam 2,5 toneladas mensais. "Somos líderes de mercado no Grande Rio", afirma Cláudia Scofano, segunda geração da família. A mais recente aposta da empresa é a linha Di Minerali, seguindo a tendência de produtos "fortificados". Todos os itens têm alto teor de cálcio, ferro e fibras e menos gordura saturada. Entre os produtos da linha, um macarrão instantâneo funcional. "Somos os primeiros do mercado com este instantâneo. É uma opção melhor para as crianças."
O crescimento da empresa ano passado foi de 23% e a meta deste ano é crescer 30%. A Cadore fabrica também os produtos de marca própria de redes como Carrefour e Wal Mart. "Já fizemos do Pão de Açúcar e estamos negociando com o Makro. Dez por cento da produção é marca própria." Cláudia vende para atacadistas do Norte e Nordeste com a carga fechada. "Só vale a pena quando a encomenda tem um volume expressivo. Dessa forma consegui viabilizar a expansão." A empresa está focada também no mercado externo. Em 2008 mandaram a primeira remessa para Trinidad Tobago, Porto Rico e Paraguai. Este ano, estão prospectando Angola, Panamá e Estados Unidos. E para conquistar ainda mais o mercado externo, eles estão investindo em uma máquina de massa cortada. "Mesmo para o mercado interno, aposto no aumento de consumo da massa cortada, que são penne, fusilli, gravatinha, por exemplo."
Veículo: Valor Econômico