Em vez de apenas sugerir, fazer. A AA Mesquita, uma consultoria focada em reestruturação de pequenas e médias empresas, decidiu investir ela mesma no " no mercado de cosméticos. Além de ampliar a equipe focada no antendimento a este segmento industrial, a empresa decidiu fabricar produtos de beleza. Para isso, criou o Grupo Nilmam, que nasce dono de uma fábrica com capacidade para produzir 6 milhões de unidades (frascos) por mês em Barueri (SP) e de uma marca conhecida dos consumidores por seus produtos sem adição de sal, a Empório Bothânico.
O grupo assumiu a marca, para a qual a AA Mesquita já havia prestado serviços de pesquisa de mercado duas vezes. Agora, o Nilmam está investindo para reposicionar a marca no mercado, modificando o público-alvo e o canal de distribuição. "A Empório Bothânico era uma marca de varejo com tendência para ser trabalhada em franchising", disse Antonio Amaro Mesquita Neto, fundador da AA Mesquita e responsável pela gestão do Nilmam. "A marca estava mal posicionada. Tem um apelo com bom potencial, mas seus produtos tinham formulações simplificadas e eram direcionadas para uma classe social diferente", acrescentou.
Estão sendo investidos R$ 780 mil na reestruturação da marca, verba direcionada para pesquisas, reformulação dos produtos, além de estratégias de venda e distribuição. O processo deve ser concluído até meados do ano que vem, quando a marca estará totalmente voltada para o público A-B e com pelo menos 15 lojas. "Já recebemos de 10 a 15 pedidos de abertura de lojas por mês, temos 100 pessoas interessadas em franquias da marca", disse Mesquita. "Onde não houver uma franquia, permaneceremos com pontos selecionados de varejo." A expectativa do empresário é a de que até lá o faturamento seja triplicado, para R$ 4 milhões por ano.
Veículo: Gazeta Mercantil