O comércio deve ficar no vermelho mais uma vez neste Dia das Mães, segunda principal data para o setor no Brasil, atrás apenas do Natal. As vendas relacionadas à comemoração devem movimentar aproximadamente R$ 5,7 bilhões, queda de 4,1% em relação ao ano passado.
Conforme estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o resultado será o pior desde o início da série, em 2004.
Segundo informou ontem a entidade, as opções de presente para as mães estarão nos segmentos de artigos de uso pessoal e doméstico, que devem ter um crescimento de 4,4% em relação à data em 2015, e de vestuário, calçados e acessórios, com previsão de alta de 2,3%
"Menos dependentes das condições atuais de crédito e com variações de preços menos acentuadas nos últimos meses, as vendas nesses dois segmentos, caracterizados por tíquetes médios mais baixos, deverão responder por quase dois terços de toda a movimentação do varejo nessa data em 2016", afirmou o economista da CNC Fabio Bentes.
O especialista aponta, por outro lado, que as livrarias e papelarias tiveram queda de 21,1% e as lojas de móveis e eletrodomésticos, de 18,4%, sendo que tais segmentos deverão registrar seus piores desempenhos em vendas em toda a série histórica.
Houve redução também na expectativa de contratação de trabalhadores temporários. A oferta de 25,6 mil vagas em todo o varejo esperada pela Confederação é 5,6% inferior ao contingente contratado no mesmo período de 2015 e equivale à quantidade de vagas geradas na mesma data em 2012 (25,4 mil).
Com a expectativa de crescimento das vendas no segmento de vestuário, as lojas desse setor deverão oferecer a maior quantidade de vagas temporárias do varejo (14,7 mil, ou 57,1% do total), seguido pelo ramo de hiper e supermercados, o maior empregador do varejo brasileiro, cuja oferta de vagas deverá totalizar 4,6 mil postos temporários.
Promoções
Entre os centros de compras que seguem atentos com ações para ajudar nas vendas de Dia das Mães, o SuperShopping Osasco anuncia a campanha "Amor em Dobro". A partir do dia 29 de abril, a cada R$ 200 em compras nas lojas participantes e com mais R$ 5, o cliente pode escolher entre duas opções de presentes: uma pulseira prateada com um berloque ou dois berloques. São três modelos para colecionar.
Parte da renda obtida com a campanha será revertida à Associação Mantenedora de Mães Especiais (AMME), que presta atendimento gratuito a pessoas com deficiências físicas e intelectuais.
Veículo: Jornal DCI