Cesta básica cai em 15 das 17 capitais pesquisadas

Leia em 1min 30s

O preço da cesta básica caiu, em março, em 15 das 17 capitais incluídas no levantamento mensal realizado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). De acordo com relatório divulgado nesta segunda-feira (6) pela entidade, em duas capitais a queda da cesta de produtos chegou a superar 7% no mês passado: Curitiba (-7,80%) e Aracaju (-7,18%).

 

Somente no Rio de Janeiro e em Belém foram registradas altas em março em relação ao mês anterior. Na capital fluminense, a cesta subiu 2,07% e na capital do Pará, 0,70%.

 

A redução de março segue tendência apontada desde o início do ano nos levantamentos do Dieese. Das 17 capitais pesquisadas, 15 registram baixa acumulada no preço da cesta básica durante os três primeiros meses de 2009.

 

Em quatro capitais, a queda do preço da cesta já supera os 10% no ano: Aracaju (-13,41%), João Pessoa (-12,88%), Florianópolis (-10,39%) e Belo Horizonte (-10,28%). Somente em Belém (2,00%) e em Salvador (0,18%), há aumentos acumulados em 2009.

 

Segundo o Dieese, a queda nos preços de março foi causada, principalmente, pelo comportamento de seis produtos: feijão, carne, arroz, óleo de soja, pão e tomate. Só o preço do feijão caiu em todas as capitais pesquisadas. Já a carne caiu em 16 capitais.

 

Ainda de acordo com o levantamento, Porto Alegre é a capital com a cesta básica mais cara (R$ 238,73), seguida de Rio de Janeiro (R$ 228,15) e São Paulo (R$ 221,90). Aracaju (R$ 167,37), João Pessoa (R$ 174,72) e Recife (R$ 175,48) são as capitais com a cesta mais barata.

 

Veículo: DCI


Veja também

Inflação para terceira idade tem alta de 1,51%

O Índice de Preços ao Consumidor da Terceira Idade (IPC-3i), divulgado nesta segunda-feira (6) pela Funda&...

Veja mais
Marketing cenográfico ignora a crise e cresce

Devido ao cenário ainda conturbado da crise econômica, ao contrário do que vem acontecendo com algun...

Veja mais
Lacta dará prêmios em sua estratégia de venda na Páscoa

A partir de uma estratégia de comunicação que visa interagir com o público e ampliar as vend...

Veja mais
Produção brasileira de trigo crescerá 10% este ano, afirma Stephanes

O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, acredita que a produção brasileira de trigo cresça 1...

Veja mais
Alimentos fazem a inflação da classe baixa subir em março

Os itens in natura foram responsáveis por 78% da taxa do Índice de Preços ao Consumidor - Classe 1 ...

Veja mais
Aumenta a venda de azeite de oliva

Considerada a segunda data mais importante em vendas para o segmento de azeites de oliva, a Páscoa é um do...

Veja mais
Embalagens dividem espaços com bonecos e itens artesanais

O catálogo de Páscoa da Cromus está mais incorpado. A linha de produtos da empresa foi incrementada...

Veja mais
Supermercados vendem 25% dos estoques de ovos

Os supermercados venderam 25% dos 12 milhões de ovos encomendados para a Páscoa de 2009 no Rio Grande do S...

Veja mais
Indústria de chocolate prevê produção 4,8% maior este ano

A produção de ovos de chocolate será 4,8% maior este ano em relação a 2008, de acordo...

Veja mais