Inflação para terceira idade tem alta de 1,51%

Leia em 1min 20s

O Índice de Preços ao Consumidor da Terceira Idade (IPC-3i), divulgado nesta segunda-feira (6) pela Fundação Getulio Vargas (FGV), fechou o primeiro trimestre do ano com alta de 1,51%, em relação a igual período de 2008. Nos últimos 12 meses, o índice acumula variação de 6,50%, registrando taxa superior à do Índice de Preços ao Consumidor no mesmo período, que foi de 6,32%. Em relação ao último trimestre do ano passado, no entanto, houve recuo de 0,09 ponto percentual.

 

O IPC-3i mede a variação da cesta de consumo médio de famílias compostas por pelo menos metade dos indivíduos com 60 anos ou mais de idade e renda mensal entre um e 33 salários mínimos.

 

De acordo com o levantamento, os grupos que mais contribuíram para a desaceleração entre os dois trimestres foram vestuário (de 2,27% para –1,01%), com destaque para roupas (de 2,97% para -1,49%); habitação (de 1,12% para 1,06%), principalmente tarifa de eletricidade residencial (de 0,96% para –0,91%); e transportes (de 1,33% para 1,23%), influenciados por tarifa de táxi (de 7,12% para –4,10%).

 

Em sentido oposto, foram verificadas altas nos preços de despesas diversas (de 0,53% para 0,88%), com a contribuição de cerveja (de 0,41% para 3,53%); saúde e cuidados pessoais (de 1,43% para 1,50%), principalmente artigos de higiene e cuidados pessoais (de 1,65% para 2,45%); educação, leitura e recreação (de 1,65% para 1,86%); com a contribuição de cursos formais (de 0,00% para 6,33%); e alimentação (de 2,36% para 2,38%), com destaque para hortaliças e legumes (de 7,63% para 12,31%).

 

Veículo: DCI


Veja também

Cesta básica cai em 15 das 17 capitais pesquisadas

O preço da cesta básica caiu, em março, em 15 das 17 capitais incluídas no levantamento mens...

Veja mais
Marketing cenográfico ignora a crise e cresce

Devido ao cenário ainda conturbado da crise econômica, ao contrário do que vem acontecendo com algun...

Veja mais
Lacta dará prêmios em sua estratégia de venda na Páscoa

A partir de uma estratégia de comunicação que visa interagir com o público e ampliar as vend...

Veja mais
Produção brasileira de trigo crescerá 10% este ano, afirma Stephanes

O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, acredita que a produção brasileira de trigo cresça 1...

Veja mais
Alimentos fazem a inflação da classe baixa subir em março

Os itens in natura foram responsáveis por 78% da taxa do Índice de Preços ao Consumidor - Classe 1 ...

Veja mais
Aumenta a venda de azeite de oliva

Considerada a segunda data mais importante em vendas para o segmento de azeites de oliva, a Páscoa é um do...

Veja mais
Embalagens dividem espaços com bonecos e itens artesanais

O catálogo de Páscoa da Cromus está mais incorpado. A linha de produtos da empresa foi incrementada...

Veja mais
Supermercados vendem 25% dos estoques de ovos

Os supermercados venderam 25% dos 12 milhões de ovos encomendados para a Páscoa de 2009 no Rio Grande do S...

Veja mais
Indústria de chocolate prevê produção 4,8% maior este ano

A produção de ovos de chocolate será 4,8% maior este ano em relação a 2008, de acordo...

Veja mais