A fabricante de eletrodomésticos Whirlpool, que produz no Brasil as marcas Brastemp e Consul, registrou um lucro líquido de US$ 73 milhões (US$ 0,91 por ação) no primeiro trimestre de 2009. O dado indica uma redução de 27% na comparação com o resultado apurado em igual período de 2008.
"No primeiro trimestre nossos ganhos foram favoravelmente impactados pelas iniciativas de produtividade e redução dos custos e mix de preços favoráveis. Esses itens compensaram parcialmente as vendas globais e volume de produção substancialmente menores", declarou a empresa
A receita líquida da companhia atingiu US$ 3,56 bilhões de janeiro a março deste ano, o que representa uma queda de 23%, em relação ao registrado no primeiro trimestre do ano passado. Somente as vendas na América do Norte somaram US$ 2,1 bilhões no trimestre, um decréscimo de 20% ante a receita obtida nos mesmos meses do exercício anterior. Na Europa, as vendas totalizaram US$ 696 milhões, o que significa uma queda de 26%, na mesma comparação. Na América Latina, as vendas alcançam US$ 689 milhões, declínio de 26%. E na Ásia, as vendas foram de US$ 120 milhões, com recuo de 13%.
De acordo com a empresa, a expectativa para o fechamento do ano é de que os ganhos por ação fiquem entre US$ 3 e US$ 4.A Whirlpool Corporation possui vendas anuais de cerca de US$19 bilhões, emprega cerca de 70 mil pessoas e opera 69 fabricas e centros de pesquisa ao redor do mundo.
Veículo: Gazeta Mercantil