A fragrância ideal: é isso que as pessoas buscam nos melhores frascos de perfumes. Resultado de uma mistura de flores, frutas e especiarias, os aromas contagiantes ganham espaço no mercado e transformaram marcas em verdadeiros ícones fashion. Não à toa, a Dior - uma das marcas controladas pelo grupo Louis Vuitton Moët Henessy (LVMH), dono também da Givenchy, da Fendi, da Acqua di Parma e da Kenzo - é a líder no Brasil em perfumes e cosméticos de luxo em 2008, segundo o levantamento realizado pela Segmenta, empresa mexicana de estudos de mercado.
Verdadeiros objetos e desejo das mulheres, a Dior no Brasil calca sua vendas de perfumes clássicos e eternos, como o J''Adore , que completou uma década este ano e é o mais vendido no País, em sua categoria. "A grife teve um aumento de 13% em suas vendas de 2007 para 2008 e, para 2009, ainda prevê dois lançamentos. Um deles é a edição comemorativa e limitada dos dez anos do J''Adore. Sua embalagem é um frasco de cristal Baccarat, outro ícone do luxo", diz Daniela Ota, gerente da Dior no Brasil. Além da versão de aniversário, o J''Adore chega neste mês em outro formato: o J''Adore L’Eau. A fragrância do perfumista François Demachy traz às suas apaixonadas usuárias um buque floral frutado, com notas de bergamota da Calábria, neroli e de magnólia.
O perfume masculino Dior Homme Sport, maior investimento da grife nos últimos dois anos, também foi responsável por alavancar a grife. Inspirado no homem que gosta de esporte e de uma vida saudável, a fragrância é refrescante e sintetiza a procura masculina por cosméticos. "O conjunto: fragrância, embalagem e vitrine tem o objetivo de chamar a atenção do consumidor. Mas nada melhor do que a sensação dessa fragrância na pele, afinal cada perfume tem um resultado", afirma Daniela.
A Givenchy também ganhou destaque no ranking nacional ao subir uma posição - passando do 5º para o 4º lugar. A parceria da grife com a atuação de celebridades como garotas-propaganda é uma estratégia para fortalecer a marca. O perfume Absolutely Irrésistible, sedutor e ao mesmo tempo inocente, associa sua imagem à atriz Liv Tyler. Com um frasco vermelho, a embalagem e a fragrância trazem a sensualidade e a feminilidade da flor de jasmim do Egito.
Em breve, o novo rosto da Givenchy será a estrela de Hollywood Uma Thurman. "A grife aposta na reedição de marcas fortes ao lado de uma celebridade. O lançamento Ange ou Démon Le Secret tem como garota-propaganda Ulma Thurman. O perfume traz o segredo e a dualidade da mulher angelical, sensual e poderosa, como a que é passada pela atriz", diz Monica Pereir, gerente da Givenchy no Brasil.Com dois lançamentos neste semestre - Kenzo Power, lançado em abril e 7:15 am in Bali, previsto para estar nas lojas a partir de junho - a Kenzo cresceu 17% em 2008, se compararmos com o faturamento de 2007. "E prevê crescer mais 10% neste ano", diz Daniela Spadoni, gerente da marca no Brasil.
O Kenzo Power, nova fragrância masculina da grife, foi criada pelo perfumista Olivier Polge e traz notas amadeiradas, orientais e florais, misturadas a especiarias. "O objetivo da Kenzo foi o de elaborar um perfume clássico, de embalagem inspirada em uma garrafa de saquê, para simbolizar a masculinidade. No frasco metálico, o desenho de uma tulipa visa transmitir também a sensibilidade", afirma Daniela.Já o 7:15 AM in Bali propõe uma viagem olfativa pelas ilhas e praias tropicais da Indonésia, com suas notas doces, sensuais e gastronômicas, apresentadas pelos aromas da fruta do maracujá, das exóticas favas de baunilha e das flores de jasmim.
Aromas nacionais
Inspirados em flores, locais paradisíacos e até em lendas, os perfumes aqui no Brasil também aliam mistérios para atingir o surpreendente. O novo perfume da Avon, Christian Lacroix Absynthe - fragrância criada em parceria com o designer e perfumista francês Christian Lacroix - foi inspirado no frescor e na potência do absinto. "Essa fragrância surpreende os sentidos ao entrar em contato com o olfato e com a pele. Com um caminho olfativo oriental, o Absynthe faz com que a mulher sinta-se poderosa e sedutora. Seu frasco verde faz alusão à bebida e à lenda da fada verde. No século 18, ao beberem o absinto, os artistas diziam enxergar uma fada verde", diz Helena Garcia, gerente da categoria de perfumaria da Avon.
A feminilidade é também encontrada em três lançamentos da O Boticário: Accordes Celebrare, Royalty Celebrare e Myriad Celebrare. "Apostamos em três lançamentos diferentes, mas que seguem o mesmo conceito - celebrar a beleza feminina - , para homenagear os diferentes tipos de mulher e enaltecer sua beleza", afirma Leonardo Del Farra, gerente de perfumaria da marca.
Para comemorar o Dia das Mães e aquelas que possuem diferentes papéis no cotidiano, o perfumista Hernán Figoli criou o Myriad Celebrare - corpo floral opulento e feminino. As divas do cinema foram as fontes de inspiração para o Royalty Celebrare que possui nota de saída frutal (aquela sentida no momento em que se espirra o perfume), nota de corpo (o aroma que fica mais tempo na pele, cerca de quatro horas) floral, de violeta, e por fim, como nota de fundo (duração final) fragrâncias de âmbar, caramelo e sândalo.
As frutas vermelhas e cores jovens - rosa, vermelho, roxo, laranja e vinho - foram escolhidas para a quinta fragrância da linha Natura Humor. Além das frutas vermelhas, o perfume conta com flores - jasmim, rosa, gardênia. "Nas notas de fundo (sândalo, âmbar e baunilha) sente-se um cheiro de açúcar queimado, semelhante ao de um doce. O perfume também conta com o que chamamos de "coração", uma combinação de óleos exclusivos da Natura que combinam com todas as frutas e flores usadas", comenta Verônica Kato, perfumista da Natura.
Encontre sua fragrância
Como gosto não se dicute, descobrir qual a melhor fragrância e família olfativa de acordo com os desejos de cada personalidade não é facil. Estar diante de inúmeras opções e lançamentos no setor de perfumaria de uma loja e escolher o correto, seja um presente ou uma compra pessoal, foi o objetivo da Dufry - empresa suíça de gerenciamento de free shops presente em mais de 35 países - ao lançar, há três anos, o programa "Beauty Pro Tablet".
"A proposta traz ao consumidor e ao lojista uma forma descontraída de encontrar a frangrância ideal. O Beauty Pro Tablet é um programa de computador que, por meio de algumas perguntas, decobre a personalidade da pessoa e indica qual a família olfativa que melhor lhe convém", diz Adriana Chelles, coordenadora da Dufry.
São perguntas do tipo: "Que esporte você pratica?’’, "Onde você passa suas férias?’’ e "Qual a sua sobremesa predileta?’’. As alternativas, de múltipla escolha, direcionam cada cliente para uma família olfativa e aproveita para já indicar alguns perfumes com essas características. Pessoas de personalidade forte e sensual e que gostam de sair à noite tendem a perfumes orientais, já as mais românticas, delicadas e simples optam pelos florais - fragrância preferida pela maioria das mulheres. "O sistema foi uma estratégia diferente e lúdica para a venda de perfumes e ainda auxiliou nas vendas", finaliza Adriana. Descubra qual é a sua fragrância e mergulhe nesse cheiroso universo!
Veículo: Gazeta Mercantil