Danone negocia fábrica no Ceará

Leia em 3min 40s

O governo do Ceará aprovou lei que poderá permitir a reabertura da fábrica da Danone no estado. De acordo com conversas mantidas com a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) e a empresa francesa, dona de uma unidade desativada há anos em Maracanaú, região metropolitana de Fortaleza, o investimento seria de R$ 60 milhões na reativação da fábrica, informou o gerente responsável pela área de atração de investimentos da Adece, Eduardo Neves.

 

A empresa, que concentra hoje toda a sua produção em Poços de Caldas (MG), reabriria a unidade fechada em 1998 para produzir o Danoninho e a marca de produtos funcionais Activia, sua linha que mais cresce.

 

Mas a expectativa em torno da reativação é grande. Caso efetivada a decisão de reabertura, a captação de leite pela nova indústria seria de 100 mil litros ao dia, ou 37 milhões de litros no ano, quando estiver em seu pleno funcionamento, previsto para o terceiro ano de operação, segundo Neves.. Este volume, sozinho, representa 10% de toda a produção atual de leite do Ceará, e tem potencial para criar mil empregos no campo, ligados à extração de leite - além dos 300 que já serão gerados diretamente na fábrica. "Para cada 100 litros de leite produzidos ao dia, tem-se um emprego", afirmou o diretor de agronegócios da Adece, Francisco Zuza de Oliveira.

 

A reativação da antiga fábrica seria parte do plano que a Danone já vem desenvolvendo desde 2007 de aumentar a participação no Nordeste, principalmente com a linha de funcionais. Com um avanço de 40% nas vendas do ano passado no País, a linha Activia chegou a um crescimento de 66% no Nordeste, segundo dados da Nielsen.

 

Atento ao aumento de poder aquisitivo da população, a Danone desenvolveu alternativas mais acessíveis dos produtos, como embalagens de acabamento mais simples, que barateiam o preço final, e a opção de comprar o produto por unidade, e não apenas na tradicional bandeja, disse o gerente de marketing da Danone para a Activia, Leonardo Lima.O potencial de crescimento no Nordeste casa com o avanço veloz dos iogurtes funcionais. O Activia, trazido ao Brasil em 2004, conta hoje com 30 versões e tem no País, a linha mais extensa da marca.

 

Segundo Lima, os produtos funcionais fazem parte de uma das cestas monitoradas pela Nielsen que mais ganham consumidores entre a população adulta. Além disso, há ainda muitos lares a serem conquistados - os iogurtes funcionais possuem uma penetração de 30% no mercado brasileiro, ante 87,9% de toda a categoria de lácteos frescos.

 

A retomada da fábrica de Maracanaú depende da assinatura do protocolo de intenções entre a Danone e o Conselho de Desenvolvimento Industrial do Ceará, que deverá ser discutido ainda esta semana entre ambas as partes. Até que o negócio esteja formalizado a Danone não se manifesta sobre o assunto.

 

A formalização da reabertura da fábrica, deve por fim a uma novela de mais de um ano em que a Danone pleiteou junto ao governo cearense incentivos fiscais para sua instalação - investimento também disputado por Pernambuco, que chegou a fazer propostas de redução de impostos mais atraentes para ganhar a nova unidade da maior fabricante de iogurtes do mundo.

 

A nova lei elaborada pelo Ceará para desenvolver o mercado local concede isenção de 90% de ICMS por dez anos à "industrialização de alimentos lácteos com propriedades funcionais, nutricionais e de saúde" no estado – texto aprovado pela Assembléia Legislativa no último dia 7. De acordo com a Adece, o governo também concederá à Danone isenção de ICMS na aquisição de máquinas e equipamentos importados para as instalações. Em contrapartida, a empresa deve comprar de produtores familiares pelo menos 50% do leite in natura que consumir.

 

"A instalação de uma empresa deste porte vai servir como âncora para o desenvolvimento na cadeia do leite no estado", considerou Oliveira. O especialista destaca que a empresa não só gerará novos empregos, como deve replicar na região os projetos de capacitação aos fornecedores rurais que já faz em outros estados.

 

Veículo: Gazeta Mercantil


Veja também

Não duráveis crescem no trimestre

Segundo o IBGE, as vendas no comércio brasileiro cresceram 3,8% no 1º trimestre de 2009, na comparaç&...

Veja mais
Em expansão, AGV conquista serviço de unidade da Basf

A AGV Logística firmou contrato com a Basf para a gestão logística da unidade de nutriç&atil...

Veja mais
Emergentes mudam a geografia da indústria farmacêutica

Em apenas três anos, a participação dos mercados emergentes no crescimento do setor farmacêuti...

Veja mais
Cotação do leite no País mantém-se em alta

A cotação do leite no mercado interno mantém-se em alta, imune à estagnação do...

Veja mais
Oral B nas farmácias e Oi em telões hi-tech

Para o lançamento do creme dental Oral-B Pro-Saúde, a Procter & Gamble apostou nas ações...

Veja mais
Direto ao ponto (de venda)

Antes encarada como uma estratégia complementar ao trabalho de publicidade e outras iniciativas para incentivar a...

Veja mais
Padarias devem crescer 21%, estima setor

A ECD Consultoria em Food Service, em parceria com o Grupo de Desenvolvimento das Padarias, em seminário na seman...

Veja mais
Supermercados estimam vender 2,5% mais no ano

O setor de supermercadista prevê crescer 2,5% este ano. A expectativa do setor é considerada a pior dos &ua...

Veja mais
Redes miram em itens de redes de departamentos

A baixa participação na venda de roupas, calçados e eletroeletrônicos pode fazer com que as g...

Veja mais