Trio se reestrutura e visa a novos segmentos de mercado

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Embora não tenha parado de crescer e investir, a United Mills, mais conhecida pelas barras de cereais Trio, ficou praticamente fora da comunicação nos últimos dois anos para se reestruturar. Agora, aos 19 anos, a fabricante de alimentos se volta ao mercado com gestão profissionalizada, capacidade de produção maior e pronta a levar sua marca para novos produtos.

 

"Agora que estamos com a casa arrumada, vamos fortalecer a distribuição e comunicação. O próximo passo serão outros segmentos. Possuímos uma marca forte, aliada a saúde e sabor, e temos que usar isso", disse André Parodi, presidente da United Mills, que os gestores preferem chamar de Trio Alimentos.

 

Em um mês a empresa já deve anunciar o primeiro lançamento do novo portfólio, mas não adianta qual será. Parodi afirma, entretanto, que, até o próximo ano, a Trio já estará servindo de marca também a bolachas, chocolates e salgadinhos, todos vinculados ao conceito de saudabilidade sobre o qual a empresa se ergueu. Estes devem ser os primeiros produtos da Trio desvinculados dos grãos de cereais que hoje compõem seu portfólio, formado também por cereais matinais e barras de proteína .

 

Lançada em 1998, a barra de cereais Trio foi a segunda a chegar ao mercado brasileiro (depois da Nutry, da Nutrimental), e teve o crescimento embalado pelo interesse cada vez maior por alimentos saudáveis. Sua rede de distribuição, que no início estava restrita a farmácias e academias, chega hoje a todo o país. Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (Abia), o mercado de barras de cereais movimentava R$ 70 milhões em 2000. Em 2008, chegou a R$ 250 milhões.

 

A Trio faturou R$ 90 milhões em 2008, com um crescimento de 25% ao ano - ritmo que deve se manter em 2009, para quando prevê um faturamento de R$ 109 milhões. "Chegamos a sentir um certo receio com a crise em outubro, com os varejistas adiando compras. Mas logo as prateleiras ficaram vazias e tiveram que ser repostas", disse. "Em uma crise, o consumidor para de comprar carro, ou eletrodoméstico. Não será uma barrinha de R$ 1 que afetará os gastos."

 

Foi por essas e outras que a Trio usou os últimos dois anos para se reestruturar. Investiu em modernização e eficiência em sua fábrica, localizada em Sorocaba (SP), teve um ganho de 50% em produtividade e deixou as instalações prontas para rodarem os futuros produtos planejados.

 

Apesar do nome, a United Mills é uma empresa brasileira, nascida em 1990 em São Paulo, de uma idéia de Parodi e seu sócio, Jorge Gonçalves, que faziam representação de vendas para a indústria alimentícia. A parceria virou uma pequena fábrica de flocos de cereais, fornecidos para produtoras de chocolate.

 

Só em 98 o empreendimento passou a fazer produtos direto para o varejo. Foi quando a empresa arriscou as primeiras linhas de cereais matinais, as ainda pouco conhecidas (e pouco apreciadas) barras nutritivas e criou a marca Trio. "Na época era um mercado só com multinacionais, por isso o nome ‘United Mills’. No futuro temos a idéia de ficar só como ‘Trio Alimentos’ mesmo", disse Parodi.

 

Foi a partir dali que a United Mills deu impulso para o salto que a levaria da pequena fornecedora de flocos, cujas vendas anuais não chegavam a R$ 3 milhões, para uma concorrente de peso prestes a completar R$ 100 milhões.

 

Veículo: Gazeta Mercantil


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