Genérico deve dobrar participação até 2011

Leia em 1min 10s

A participação dos genéricos no mercado de medicamentos brasileiros deverá dobrar até 2011. A estimativa foi feita ontem pelo presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos (Pró Genéricos), Odnir Finotti, durante evento para comemoração dos 10 anos da entrada dos genéricos no mercado interno. Hoje, a categoria responde por 18% do mercado farmacêutico. No acumulado dos últimos 12 meses até março, o setor movimentou US$ 2 bilhões em vendas.

 

"O segmento se converteu no motor do crescimento da indústria farmacêutica", disse Finotti, destacando que as vendas dos genéricos vêm crescendo em patamares superiores ao da indústria de medicamentos. Segundo a Pró Genéricos, desde 2004 a expansão da categoria tem sido quatro vezes superior ao total do setor farmacêutico. No primeiro trimestre, o segmento cresceu 4,1%, enquanto a indústria teve incremento de 1,2%.

 

De acordo com Finotti, este salto na participação dos genéricos no mercado, até 2011, acontecerá mediante a finalização do período de patente de medicamentos altamente consumidos como o Lipitor (usado para controlar o colesterol) e o Viagra, ambos da Pfizer. "A partir do momento que forem produzidos os genéricos destes medicamentos, não será muito otimismo esperar que a participação dos genéricos no mercado dobre", afirmou.

 

O desempenho dos genéricos vem chamando atenção de diversas empresas, que veem no segmento uma oportunidade de negócio. Esse foi o caso da francesa Sanofi que adquiriu recentemente a brasileira Medley.

 

Veículo: Gazeta Mercantil


Veja também

Mars prevê alta de 15% nas vendas com novo produto

A Mars Brasil lançou na última semana uma edição limitada do chocolate Twix batizado de "Tri...

Veja mais
Nestlé negocia fábrica da Parmalat no R

Fim de um mistério de quase nove meses: a Nestlé está negociando a compra da maior fábrica d...

Veja mais
Philips acerta a compra da italiana Saeco

O grupo do setor de eletrônica Philips chegou a um acordo para comprar a italiana Saeco, uma das principais marcas...

Veja mais
Varejo gerencia mal o ‘pricing’ no Brasil

Deu a louca no varejo brasileiro, pelo menos no que diz respeito ao valor dos produtos. Levantamento concluído ag...

Veja mais
Itambé investe em unidade paulista

Em meio à queda do faturamento e da produção comercializada, a Itambé investe na mudan&ccedi...

Veja mais
Consumidor tolerante

Os brasileiros são mais tolerantes que os consumidores de outros países na hora de avaliar o desempenho da...

Veja mais
Na onda dos orgânicos, marcas investem na maquiagem mineral

Para boa parte das mulheres do mundo, há sempre espaço para mais um batom na frasqueira. Por conta disso, ...

Veja mais
Dinheiro novo na Danone

Maior fabricante de iogurte do mundo, a Danone planeja fazer um aumento de capital com emissão de novas aç...

Veja mais
Grandes anunciantes

Casas Bahia, Unilever, AmBev, Ford e Fiat - a sequência dos cinco maiores anunciantes do país em 2008 conti...

Veja mais