O Ecopátio Logística Cubatão, terminal intermodal da Ecorodovias, vai ampliar a tecnologia usada no controle das cargas que seguem para o porto de Santos. A empresa mantém acordo com a Ebco Systems, da área de raio-x e scanners, para fazer o rastreamento de produtos que passam pelo terminal, no município de Cubatão (SP), e são transportados por caminhão até Santos. É uma forma de reduzir a espera das carretas na descida para o porto, e ganhar produtividade na exportação.
A Ebco vai instalar no Ecopátio um portal equipado com scanner de grande porte que permitirá complementar o serviço de rastreabilidade das cargas. O scanner, por onde podem passar caminhões carregados com contêineres e carretas graneleiras, vai gerar imagens dos produtos que poderão ser transmitidas em tempo real para os clientes. As imagens reforçam a segurança do sistema pois permitem atestar que a carga não foi violada, diz Luiz Claudio Santoro, diretor da Ebco Systems.
A operação consiste em rastrear o produto desde a saída da fábrica até a chegada no Ecopátio e dali até o embarque do produto no porto. A previsão é que o equipamento comece a operar em agosto, com investimento de US$ 5 milhões feito pela empresa, que representa no país o grupo inglês Smiths. No Brasil, a Ebco tem 1,6 mil equipamentos instalados em portos, aeroportos, pontos de fronteira e presídios. A empresa deve faturar este ano R$ 60 milhões ante R$ 26 milhões no ano passado.
Santoro disse que o objetivo da Ebco é atrair empresas que já utilizam o Ecopátio e novos clientes. Segundo ele, a solução tecnológica oferecida - que reúne a rastreabilidade mais a verificação da carga pelo scanner - reduz riscos e pode contribuir para baixar o custo das apólices de frete rodoviário. O scanner tem capacidade de inspecionar 120 caminhões por hora. "Em quatro minutos, a empresa dona da carga pode ter o relatório (da inspeção) disponibilizado na internet", disse. As empresas que poderão utilizar o serviço são, em tese, todas as usuárias do Ecopátio e novos clientes.
Jefferson Satyro Filho, gerente comercial do Ecopátio, disse que o terminal opera 1,5 mil caminhões por dia que transportam commodities agrícolas. No momento, o terminal funciona na rota da exportação mas pretende começar a prestar serviços na importação a partir de 2010. A empresa planeja passar a operar, em setembro, com contêineres cheios para a exportação. Hoje movimenta só com contêineres vazios em uma área específica inaugurada este ano. Satyro disse que o terminal tem capacidade estática de armazenagem para 15 mil TEUs (contêiner equivalente a 20 pés) e pode movimentar até 200 mil TEUs por ano.
Satyro afirmou que o uso do scanner pelas empresas é facultativo, já que a Receita Federal não exige essa tecnologia em retroáreas de portos. "Nosso objetivo é oferecer soluções tecnológicas que atendam aos exportadores", afirmou. Criado em 2006, o Ecopátio recebeu investimentos de R$ 100 milhões em obras de pavimentação, segurança e iluminação, instalações de cabines de entrada, melhorias e ampliações, construção de um centro de controle operacional, além de oficina de apoio ao caminhoneiro.
Do investimento total, R$ 73 milhões foram financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O terminal funciona como pátio regulador de cargas para Santos. O tempo de espera dos caminhões que era de 8,5 horas em 2006, é hoje de 3,5 horas.
Veículo: Valor Econômico