Consumidor adere cada vez mais à praticidade dos pratos prontos; e segmento cresce entre 15% e 20% ao ano.
A alimentação fora do lar tem atraído investimentos cada vez maiores dos supermercados brasileiros. O que era um local de compras para a casa se transformou em lanchonete, restaurante e cafeteria. De acordo com grandes redes do setor, as vendas de sanduíches e pratos prontos crescem entre 15% e 20% ao ano, com destaque para receitas sofisticadas, incluindo bacalhau, sushi, salmão e paella.
Para o diretor da ECD, consultoria especializada em informações do mercado de food service, Enzo Donna, 6% das vendas dos supermercados, em média, já são geradas por itens de rotisserie, a comida pronta levada para casa. Em alguns casos, essa renda sobe para 12%. "Hoje em dia, a dona de casa não tem mais paciência para ficar cozinhando. Ela quer soluções práticas."
Segundo Enzo, a cada quatro refeições, uma é feita fora de casa, geralmente, o almoço. Do total gasto com food service, 10% são destinados para o prato principal; 5,5%, para bebidas; e 3,8%, para sanduíches.
A tendência das rotisseries como negócio rentável é confirmada pelo presidente da Associação Brasileira dos Supermercados (Abras), Sussumu Honda. "Praticamente todas as pequenas e grandes redes do País possuem pelo menos um modelo de lanchonete, oferecendo pratos prontos para os consumidores", diz.
É o caso da rede Pão de Açúcar, que possui uma linha de produtos na rotisserie, composta por aproximadamente 2 mil produtos. De acordo com a gerente nacional de desenvolvimento e formação de rotisseries, cafés e lanchonetes, Vanessa Sandrini, trata-se de um segmento importante para a fidelização de clientes, garantindo a regionalização das lojas e a caracterização dos diferentes momentos sazonais. "Oferecemos produtos para atender às necessidades do dia a dia e de ocasiões especiais, como ceia de Natal, almoço do Dia das Mães e jantares especiais".
Diariamente, é possível encontrar nas lojas da rede Extra e Pão de Açúcar cerca de 100 opções de refeições: patês, antepastos, aperitivos, saladas, carnes, massas, molhos, pizzas, sushis e sanduíches. "Toda essa operação envolve 3 mil funcionários, entre líderes, cozinheiros, ajudantes e atendentes", diz Vanessa.
Um dos diferenciais das rotisseries de supermercados é o preço acessível. Com R$ 7,50, em média, por exemplo, o cliente pode almoçar e tomar uma bebida nas lojas da rede Wal-Mart. O setor apresentou um crescimento de 20% no ano passado em relação a 2007, e a expectativa é manter esse percentual para 2009.
Segundo dados da empresa, os produtos em destaque nas vendas são frango assado, pizzas frescas e salgadinhos, mas a refeição por quilo, consumida no interior da loja, ainda é o item de maior faturamento. Dentro da rotisserie, há categorias de pratos prontos, como guarnições, aves, carnes, peixes, saladas e massas prontas. São 110 receitas diferentes.
No Carrefour, o setor de rotisseries teve crescimento de 15% em 2008, ante o ano anterior. Os pratos mais procurados pelos clientes são feijoada, salmão, bacalhau e lasanhas. Os destaques vão para os cardápios regionais. Em Manaus, fazem sucesso o tambaqui assado e o tacacá; no Rio Grande do Sul, as vedetes são arroz carreteiro e moranga caramelada; e, em São Paulo, a tradicional feijoada fica em primeiro lugar no ranking.
Segundo o diretor comercial de perecíveis do Carrefour, Waldir Antônio Ladario, a rede oferece o serviço de food service aos clientes há 32 anos. "Os hábitos alimentares da população vêm se modificando a cada dia na preferência pelo consumo de pratos prontos. Parte disso se explica pela praticidade, que tem se tornado um fator essencial no processo de decisão de compra", diz.
Veículo: O Estado de S.Paulo