Produção de eletroeletrônico deve cair em 2009

Leia em 2min 20s

Mesmo com a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para as linhas de fogões, geladeiras e lavadoras de roupa, a produção de produtos de linha branca deve cair 2% neste ano em relação a 2008, segundo estimativa da RC Consultores com base em dados divulgados pelo IBGE.

 

Para a linha de eletroportáteis, como ferros de passar roupas e cafeteiras elétricas, a queda estimada na produção também é de 2%. E, no caso de produtos da linha marrom, na qual estão os televisores, os DVDs e os aparelhos de som, de 27%.

 

No geral, a queda na produção de eletrodomésticos e eletroeletrônicos deve cair 14% neste ano em relação a 2008, na estimativa da RC Consultores. De janeiro a maio, a produção desses produtos caiu 15,2% sobre igual período do ano passado, segundo o IBGE.

 

A entrada de produtos da Ásia, a taxa de cambio mais valorizada, o que torna os produtos importados mais baratos, e a redução da oferta de crédito para as indústrias são os principais motivos de uma diminuição no ritmo de atividade do setor eletroeletrônico, segundo avaliação de Fabio Silveira, sócio-diretor da RC Consultores.

 

Se as estimativas se confirmarem, este será o segundo ano consecutivo de queda na produção de produtos eletroportáteis e de áudio e vídeo.
Em 2008, a produção de produtos da linha marrom caiu 8,7%, e a de eletroportáteis, 1,9%.
"A indústria eletroeletrônica não está conseguindo resistir à concorrência com os importados. Provavelmente, a rentabilidade desse setor está muito baixa neste momento. Com a queda no consumo no mercado internacional, fabricantes chineses aumentaram as vendas para o mercado latino-americano, como o Brasil", diz.

 

A Eletros, associação que reúne os fabricantes de produtos eletroeletrônicos, diz que a importação está crescendo porque os próprios fabricantes brasileiros estão trazendo produtos de fora com suas marcas para vender no país.

 

Lourival Kiçula, presidente da Eletros, diz que a partir de abril as vendas voltaram a crescer em relação ao ano passado como efeito da queda de IPI para alguns produtos. "A produção de algumas linhas está em queda, mas as de TVs de LCD e plasma, por exemplo, já estão em alta", diz Kiçula.

 

A Fecomercio SP ainda não viu reação nas vendas de produtos eletroeletrônicos. De janeiro a maio deste ano, o faturamento real do comércio desse setor caiu 13,2% sobre igual período do ano passado.
"O consumidor ficou preocupado com a alta do endividamento e diminuiu as compras de produtos de maior valor. As vendas nos supermercados já cresceram 4,4% de janeiro a maio, o que mostra um deslocamento de consumo", afirma Altamiro Carvalho, economista da Fecomercio SP.

 

Veículo: Folha de S.Paulo


Veja também

SDE abre processo contra fabricantes de chocolate por suspeita de cartel

A Secretaria de Direito Econômico (SDE), do Ministério da Justiça, instaurou um processo administrat...

Veja mais
O marketing que conquista os consumidores pelo olfato

Cheiro de café, horta, fruta, chocolate, sabonete de bebê e terra molhada estão contribuindo com as ...

Veja mais
Novas tentações nas padarias

Além de investir no aprimoramento profissional, Fipan apresenta um festival de delícias.   A produ&...

Veja mais
Indústria invade espaço do varejo e vende para o cliente

Parceiros e concorrentes. As vendas para o consumidor se efetivam porque uma empresa fabrica um produto e outra se encar...

Veja mais
Chocolate na mira da Justiça

Linha de produção da Nestlé/Garoto em Vila Velha (ES) - indústria alega desconhecer den&uacu...

Veja mais
SDE investiga mercado de chocolate

Concorrência: Processo para apurar suposta formação de cartel foi aberto na quinta-feira  O Mi...

Veja mais
Perfume, cosmético e higiene têm venda de R$ 1,3 bi nas farmácias

O crescimento das maiores farmácias e drogarias do Brasil tem um protagonista forte. Segundo a Fundaç&atil...

Veja mais
Cai uso de sacolas plásticas; supermercados oferecem até desconto para incentivar troca

O consumo de sacolas plásticas para embalar compras tem diminuído nos supermercados brasileiros. Dados das...

Veja mais
Purezitta vai dobrar mix

Da necessidade pode surgir grandes negócios. Esta máxima pode definir a trajetória do empresá...

Veja mais