A Sony começará a vender este mês o mais barato dos leitores eletrônicos de livros dos Estados Unidos, o que deve causar o aquecimento da competição contra a Amazon.com no mercado, pequeno mas crescente, de aparelhos de leitura eletrônica. A Sony planeja começar a vender o Reader Pocket Edition, dotado de tela de cinco polegadas, por US$ 199, e uma versão com tela sensível a toques de maior dimensão, por US$ 299, em redes nacionais de varejo como Wal-Mart e Best Buy.
Para atrair demanda, a empresa planeja reduzir o preço atual de download de best sellers e novos lançamentos de US$ 11,99 para US$ 9,99, o que alinhará seus preços com os da Amazon.com. Os analistas dizem que consumidores que estão hesitando em gastar em meio a uma recessão podem se sentir tentados a experimentar os leitores eletrônicos com a oferta da Sony.
"Atingir o preço de US$ 199, acreditamos, expande dramaticamente o mercado", diz Steve Haber, presidente da divisão de leitura digital da Sony, em entrevista. "Você pode carregar o aparelho na bolsa para onde for, e isso também nos permitiu definir um preço mais acessível", disse.
A notícia é a mais recente ofensiva na guerra entre leitores digitais na qual a Sony, que chegou primeiro ao mercado, a Amazon.com e outras empresas lutam por se estabelecer. Em julho, a Amazon.com reduziu em 17% o preço de seu leitor eletrônico padrão Kindle, para US$ 299. Uma versão do Kindle com tela maior está à venda por US$ 489.
Haber espera que o mercado de leitores eletrônicos exceda os dois milhões de unidades este ano nos Estados Unidos. A Forrester Research estima que o Kindle e o Sony Reader tenham atingido cada qual a marca do milhão de unidades vendidas nos Estados Unidos pelo final de 2008, e prevê que atinjam os dois milhões de unidades em 2009.
Veículo: Jornal do Commercio - RJ