A americana Kraft Foods Brasil, que está entre as três maiores empresa do setor de alimentos do mundo, vai construir uma fábrica no município de Vitória do Santo Antão, em Pernambuco. O investimento do projeto é de R$ 100 milhões e deverá começar a operar em 2011. O complexo industrial vai produzir chocolates Lacta e bebidas em pó, como Tang e Fresh, e deve gerar cerca de 600 empregos diretos.
O executivo explicou que a construção desta fábrica demonstra a importância que o consumo brasileiro possui no mercado global para a companhia. O Brasil, segundo Acerbi, é "mercado foco para a Kraft global", com potencial de crescimento muito grande. A Kraft Foods Brasil é subsidiária da americana Kraft Foods Global Brands, que está entre as três maiores empresas de alimentos do mundo, com receita global de U$ 40 bilhões em 2008.
O Norte e Nordeste representam 10% dos negócios da companhia no País. Segundo o diretor de Assuntos Corporativos, Fabio Acerbi, o crescimento nas duas regiões é maior do que o registrado no resto do País. "Esta fábrica ficará num ponto estratégico para suprir a demanda crescente da região. Quando estiver em operação nossos preços poderão ser muito mais competitivos, pois o custo do frete, por exemplo, será muito menor do que temos hoje com a distribuição de nossas plantas que ficam no Sul e Sudeste."
Desde 2005, a Kraft Foods aumentou a presença no Nordeste, com um escritório na capital pernambucana. O objetivo é desenvolver produtos e uma estratégia de comunicação específica para os consumidores da região. A empresa já desenvolveu produtos exclusivos para a região, como os sabores regionais de acerola, cajá, graviola e siriguela.
O protocolo prevê a construção de uma planta que ocupará uma área de até 300 mil metros quadrados em Vitória do Santo Antão, localizada a 51 quilômetros de Recife e abastecerá o Nordeste e o Norte do país. Acerbi explicou que a planta ainda está em fase de definição da linha de produtos. "Assinamos ontem o protocolo de Intenções com o Estado de Pernambuco e com a prefeitura municipal. A capacidade da fábrica será grande, podendo até suprir a demanda de outras caso venha a ser necessário."
chocolates lacta. A Kraft está no Brasil desde 1993 e registrou faturamento bruto R$ 4 bilhões no País no ano passado. Emprega cerca de sete mil funcionários e possui cinco fábricas. "A crise afetou pouco a nossa empresa. Tivemos, no entanto, que adaptar alguns produtos, como criar barras de chocolate com metade do tamanho e preço reduzido. Estamos confiantes com os resultados deste ano e projetamos crescimento de dois dígitos para 2009."
A empresa possui em seu portfolio marcas como os chocolates Lacta, Sonho de Valsa e Bis, os biscoitos Nabisco, com marcas como Club Social e Trakinas, os refrescos em pó Tang, Clight e Fresh, as sobremesas e o fermento em pó Royal, além do Philadelphia Cream Cheese.
Veículo: Jornal do Commercio - RJ