Durante encontro com jornalistas, o Chief Digital Officer, Sam James, reforçou a meta de crescimento da rede que almeja ser o número 1 do e-commerce no varejo alimentar
Nas últimas semanas, o Grupo Carrefour fez uma reestruturação em sua área digital com o intuito de fortalecer este departamento e investindo em tecnologias de ponta, com o objetivo de se tornar o número 1 em vendas online do varejo alimentar. Uma meta ousada, que foi confirmada pelo Chief Digital Officer da rede, Sam James, que teve passagens pela Uber Brasil. Tanto que Sam tem a meta de “tornar o Carrefour o líder no varejo alimentar online, assim como o Uber é em mobilidade”, afirma o executivo.
Durante um encontro com jornalistas no Novo Campus do Grupo Carrefour, localizado em Barueri (SP), o executivo conversou a respeito dos diversos desafios que vem enfrentando desde que assumiu a área, a menos de um ano. Em seu planejamento estratégico, James pontou os três principais pilares a serem desenvolvidos até 2026, que são integração, digitalização e expansão. E acelerar a digitalização é reforçada com os planos de se tornar mais independente de aplicativos parceiros, e focar no próprio negócio, reduzindo as entregas feitas pelos parceiros, tendo maior autonomia.
Líder no varejo do país, o grupo ocupa o primeiro lugar no Ranking ABRAS 2023, e pretende interligar seus formatos de atendimento e a maneira como oferece seus produtos, apostando em uma experiência de compra cada vez melhor, ofertando serviços que se traduzem em conforto e conveniência.
Outro desafio enfrentado não somente pelo executivo, mas para o grupo como um todo, foi a integração com o Grupo BIG. O desafio foi converter lojas e adequar os produtos e serviços em uma mesma plataforma, já que todas as aquisições possuíam suas próprias plataformas, interagindo todos os negócios ao ecossistema Carrefour.
Reestruturação da área digital
Segundo Sam James, até 2026 o Grupo Carrefour almeja passar a condição de líder de varejo tradicional para ocupar a liderança do varejo alimentar digital, e para isto, o grupo está fazendo grandes investimentos para acelerar a inovação nos negócios e processos, desenvolvendo a mentalidade digital e a adoção de novas formar de trabalho entre os colaboradores. Entre um dos seus pensamentos é o recrutamento de desenvolvedores especializados na mais atual tecnologia e treinamento dos talentos internos existentes.
Outra prioridade de sua área é investir no e-commerce B2B, com foco na bandeira Atacadão. A bandeira vem avançando não somente em lojas físicas, mas no online, pois integra o canal de vendas da rede com um marketplace com mais de 300 sellers parceiros.
James vê a relação do formato não somente para os consumidores finais, mas também dos pequenos empreendedores que dependem desta plataforma para investirem em seus negócios próprios. Na conversa, comentou sobre a dificuldade de alguns pequenos lojistas em se movimentarem, em alguns momentos, até a loja ou mesmo do problema de logística de entrega. Um ponto que James levantou foi a possibilidade de ter pontos de entregas destas mercadorias em alguns locais estratégicos, facilitando estes pequenos empreendedores a buscar sua compra em um local e horário determinado.
“Queremos uma venda perfeita, sem ruptura, sem cancelamento do pedido, com uma entrega ágil e no prazo estimado”, comentou James, e por isso, o desenvolvimento da plataforma está sendo feito de forma gradual, com um crescimento sustentável, sem atropelos ou desgastes.
Outro ponto é o desenvolvimento e a utilização da inteligência artificial. Atualmente, o Carrefour e o cartão do Atacadão possuem assistentes virtuais para o relacionamento com o cliente, mas pretendem ampliar o uso da tecnologia e o de dados, como catalisadores dos negócios.
Com as mudanças feitas, o Carrefour já colhe frutos em números. James comentou que 7% do faturamento vem das vendas online. Em 2022, o volume comercial de vendas digitais cresceu cerca de 100,6%. E que por meio do e-commerce o Carrefour consegue atingir 50% da população brasileira em um raio de até 5 quilômetros.
Redação SuperHiper