Carrefour Brasil sustenta avanço do grupo francês

Leia em 2min 10s

Vendas da operação brasileira cresceram 8,9% em 2011, enquanto matriz registrou modesto 0,5%


A subsidiária brasileira do Carrefour ajudou a salvar os números de vendas do grupo francês no balanço consolidado de 2011. Enquanto as vendas globais cresceram apenas 0,5% no ano passado, para ¤ 91,5 bilhões, em relação a 2010, a varejista brasileira avançou 8,9%, totalizando ¤ 12,4 bilhões. Com esse volume, a subsidiária se manteve como o segundo maior mercado do Carrefour, representando 13,5% das vendas globais, que somaram ¤ 91,5 bilhões. A França é o principal mercado, com vendas totais de ¤ 39,5 bilhões.A Espanha está em terceiro lugar no ranking, com montante de ¤ 9,4 bilhões.

Com esse desempenho, o Brasil também representou o segundo país de maior crescimento entre as operações do Carrefour,comandado pelo executo Lars Olofsson, no mundo.

Argentina liderou, com avanço de 20,7% - mas a operação do país vizinho é menos representativa, com vendas de ¤ 3 bilhões, equivalente a um quarto da cifra brasileira. O grande destaque da varejista local - que é hoje o segundo maior player do país, atrás do grupo Pão de Açúcar - continuou sendo o Atacadão.

Oformato registrou expansão de 5,5% no critério de vendas mesmas lojas, enquanto os hipermercados, que levam a marca Carrefour, cresceram 4,5%, segundo o informativo de vendas divulgado ontem pela matriz francesa. Os resultados (lucro ou prejuízo) da operação devem ser divulgados no dia 8 de março.

“O Brasil tem sido o grande destaque entre as operações do Carrefour porque continua crescendo enquanto os demais países da Europa seguem estagnados pelo efeito da crise”, avalia Alberto Borges Matias, professor titular em finanças pela USP e presidente do Instituto de Ensino e Pesquisa em Administração (Inepad). “O Brasil também é responsável, em grande parte, pela expansão da Argentina. O nosso país é importador e hoje produz itens naquele país para vender para o mundo. Brasil Foods, Vale e Petrobras estão lá, por exemplo”, diz ele.

Os outros países que sustentaram os números dos franceses também são emergentes. Cresceram as subsidiárias que operam na China (7,5%), Romênia (5,4%), Indonésia (4,5%) e Colômbia (1,2%). Todos os demais países registraram queda nas vendas. O mercado da Grécia despencou 8,1%. Na Itália, as vendas caíram 5,8%, seguido por Espanha, que caiu 1,7%. As operações da Bélgica registraram perdas de 0,8%, enquanto Turquia desacelerou 0,1%.

Para Matias, a situação da matriz ainda pode piorar, depois do rebaixamento do rating pelas empresas de classificação de risco. “A deterioração de rating pode impactar os negócios das empresas no quesito captação.

Isso dificulta e encarece a tomada de empréstimos para a expansão de lojas, por exemplo. Esse cenário pode dar mais espaço para o Brasil aumentar sua participação
nos negócios”, diz.


Veículo: Brasil Econômico


Veja também

Sem alarde, rede Dia dá um salto de 20%

meros que começam a ser divulgados pela matriz da rede de supermercados Dia, sediada na Espanha, a respeito da op...

Veja mais
Walmart fecha 12 lojas, mas diz que não sai de São Paulo

Grupo americano descarta possibilidade de deixar o estado, mas abre lojas em outras regiões; concorrentes est&ati...

Veja mais
Grupo Pão de Açúcar bate meta com reforço de Globex

Maior rede de varejo da América Latina, o Grupo Pão de Açúcar (GPA) entregou alguns dos resu...

Veja mais
Grupo Pão de Açúcar tem alta de 45% nas vendas

Com incorporação das Casas Bahia, divisão de eletrodomésticos avança 144% em 2011 O G...

Veja mais
Grupo Pão de Açúcar comemora incremento de 45,2% nas vendas

O Grupo Pão de Açúcar (GPA) comemora incremento de 45,2% nas vendas de 2011 ante o ano anterior ao ...

Veja mais
Vendas do Pão de Açúcar crescem 20,1%

As vendas brutas do Grupo Pão de Açúcar totalizaram R$ 15,132 bilhões no quarto trimestre de...

Veja mais
Walmart inaugura quatro lojas

  O Walmart inaugura hoje (12) mais quatro lojas no país, somando um investimento de cerc...

Veja mais
Walmart inaugura 1ª loja do ano

A Bahia é o estado que recebe a primeira loja do Walmart Brasil inaugurada em 2012. Ela abre as portas hoje (12),...

Veja mais
Verdemar abre a 7ª unidade em BH

O apetite dos consumidores das classes A e B por produtos e tratamento diferenciado continua movimentando os negó...

Veja mais