Vendas do Carrefour caem 11% no quarto trimestre

Leia em 1min 40s

Na França, seu maior mercado, vendas caíram 2,4% no período; já na América Latina, varejista teve 6,8% de aumento nas vendas


A varejista francesa Carrefour alertou que seu lucro operacional em 2011 ficará na ponta mais baixa da meta após as vendas da companhia recuarem cerca de 11% no quarto trimestre do ano passado como resultado da redução dos gastos dos consumidores com produtos não alimentícios em seu mercado doméstico.

A segundo maior varejista do mundo após o Walmart afirmou que as vendas totais no quarto trimestre de 2011 recuaram para 24,15 bilhões de euros, levemente abaixo das previsões dos analistas de 24,4 bilhões de euros, devido principalmente à divisão da cadeia de supermercados Dia. Incluído a transação com o Dia, O Carrefour reportou receita de 0,8%, em taxas de câmbio constante e excluindo combustível, afirmou a companhia em comunicado.

As vendas na França, seu maior mercado, caíram 2,4%, para 10,47 bilhões de euros, em taxas de câmbios constantes e excluindo gasolina. No Oeste da Europa, as vendas recuaram 4,3%, para 7,17 bilhões de euros. Nos mercados emergentes, as vendas na América Latina subiram 6,8%, para 4,53 bilhões de euros, enquanto as vendas na Ásia aumentaram 2,8%, para 1,97 bilhão de euros. As vendas da companhia no ano cheio subiram 0,5%, em bases pór-forma, taxas de câmbio constantes e excluindo combustível, para 91,5 bilhões de euros.

O Carrefour manteve sua faixa da meta de resultados, embora tenha dito que espera que o lucro operacional fique na ponta mais baixa de uma queda entre 15% a 20%, na comparação com o mesmo período de 2010 e excluindo a venda do Dia. Desde o início de 2011, o Carrefour reduziu sua meta de lucro para o ano cheio cinco vezes, à medida que luta em seu mercado doméstico afetada por uma imagem de que seus preços são muito altos enquanto seus hipermercados ficaram sob pressão das lojas mais convenientes e menores. As informações são da Dow Jones.



Veículo: Diário do Grande ABC - SP


Veja também

Carrefour Brasil sustenta avanço do grupo francês

Vendas da operação brasileira cresceram 8,9% em 2011, enquanto matriz registrou modesto 0,5%A subsidi&aacu...

Veja mais
Sem alarde, rede Dia dá um salto de 20%

meros que começam a ser divulgados pela matriz da rede de supermercados Dia, sediada na Espanha, a respeito da op...

Veja mais
Walmart fecha 12 lojas, mas diz que não sai de São Paulo

Grupo americano descarta possibilidade de deixar o estado, mas abre lojas em outras regiões; concorrentes est&ati...

Veja mais
Grupo Pão de Açúcar bate meta com reforço de Globex

Maior rede de varejo da América Latina, o Grupo Pão de Açúcar (GPA) entregou alguns dos resu...

Veja mais
Grupo Pão de Açúcar tem alta de 45% nas vendas

Com incorporação das Casas Bahia, divisão de eletrodomésticos avança 144% em 2011 O G...

Veja mais
Grupo Pão de Açúcar comemora incremento de 45,2% nas vendas

O Grupo Pão de Açúcar (GPA) comemora incremento de 45,2% nas vendas de 2011 ante o ano anterior ao ...

Veja mais
Vendas do Pão de Açúcar crescem 20,1%

As vendas brutas do Grupo Pão de Açúcar totalizaram R$ 15,132 bilhões no quarto trimestre de...

Veja mais
Walmart inaugura quatro lojas

  O Walmart inaugura hoje (12) mais quatro lojas no país, somando um investimento de cerc...

Veja mais
Walmart inaugura 1ª loja do ano

A Bahia é o estado que recebe a primeira loja do Walmart Brasil inaugurada em 2012. Ela abre as portas hoje (12),...

Veja mais