Na França, seu maior mercado, vendas caíram 2,4% no período; já na América Latina, varejista teve 6,8% de aumento nas vendas
A varejista francesa Carrefour alertou que seu lucro operacional em 2011 ficará na ponta mais baixa da meta após as vendas da companhia recuarem cerca de 11% no quarto trimestre do ano passado como resultado da redução dos gastos dos consumidores com produtos não alimentícios em seu mercado doméstico.
A segundo maior varejista do mundo após o Walmart afirmou que as vendas totais no quarto trimestre de 2011 recuaram para 24,15 bilhões de euros, levemente abaixo das previsões dos analistas de 24,4 bilhões de euros, devido principalmente à divisão da cadeia de supermercados Dia. Incluído a transação com o Dia, O Carrefour reportou receita de 0,8%, em taxas de câmbio constante e excluindo combustível, afirmou a companhia em comunicado.
As vendas na França, seu maior mercado, caíram 2,4%, para 10,47 bilhões de euros, em taxas de câmbios constantes e excluindo gasolina. No Oeste da Europa, as vendas recuaram 4,3%, para 7,17 bilhões de euros. Nos mercados emergentes, as vendas na América Latina subiram 6,8%, para 4,53 bilhões de euros, enquanto as vendas na Ásia aumentaram 2,8%, para 1,97 bilhão de euros. As vendas da companhia no ano cheio subiram 0,5%, em bases pór-forma, taxas de câmbio constantes e excluindo combustível, para 91,5 bilhões de euros.
O Carrefour manteve sua faixa da meta de resultados, embora tenha dito que espera que o lucro operacional fique na ponta mais baixa de uma queda entre 15% a 20%, na comparação com o mesmo período de 2010 e excluindo a venda do Dia. Desde o início de 2011, o Carrefour reduziu sua meta de lucro para o ano cheio cinco vezes, à medida que luta em seu mercado doméstico afetada por uma imagem de que seus preços são muito altos enquanto seus hipermercados ficaram sob pressão das lojas mais convenientes e menores. As informações são da Dow Jones.
Veículo: Diário do Grande ABC - SP