Um seleto grupo de empresários da indústria brasileira de bens de consumo viaja na próxima semana a Paris. As empresas integram o time de fornecedores de marca própria do Grupo Pão de Açúcar e foram convidadas a visitar a sede do Casino, que a partir de 22 de junho passa a ser o sócio controlador do grupo varejista.
Segundo apurou o Valor, foram escolhidas três empresas de cada um dos setores de alimentos, bebidas e limpeza, que estão entre as maiores fornecedoras das marcas próprias Taeq e Qualitá, do Pão de Açúcar. Entre as integrantes do time de convidados estão a Village (fornecedora de ovos de Páscoa e panetones), a CBA (sopas e achocolatados) e a Química Amparo, fabricante de produtos de limpeza e dona da marca Ypê. A viagem tem duração de uma semana.
O objetivo da iniciativa é anunciar as novas diretrizes do Casino para a divisão de marcas próprias, que o grupo francês considera muito restrita no varejo brasileiro. Na França, as seis marcas próprias do Casino respondem por 40% das vendas. No Brasil, Taeq e Qualitá somam apenas 8%.
As marcas próprias têm papel fundamental nas vendas no mercado europeu como um todo. A inglesa Tesco é o maior exemplo desse sistema: cerca de metade do seu faturamento vem de produtos feitos sob encomenda, divididos entre premium, intermediário e primeiro preço.
No encontro, os franceses querem deixar claro aos fabricantes brasileiros que, se eles seguirem as normas e procedimentos determinados pelo grupo, terão a chance de exportar produtos nacionais para a Europa. "Já houve alguns casos de fornecedores do Pão de Açúcar exportando para a França, mas não é algo comum", comenta um executivo. "O Casino quer mostrar que podemos ter portas abertas no grupo e que o fato de eles assumirem o Pão de Açúcar é algo positivo para os fabricantes, porque abre uma nova frente de expansão", afirma. Uma apresentação da programação da visita foi feita aos brasileiros na segunda-feira, dia 12.
Na semana que vem, os empresários vão conhecer a sede do Casino em Paris e fazer visitas técnicas a fornecedores da varejista francesa. Procurada, a empresa não quis comentar o assunto. Criado em 1890, o Casino foi um dos pioneiros em marca própria na Europa, com o lançamento do primeiro produto em 1901.
Veículo: Valor Econômico