Depois de registrar vendas brutas de R$ 13,6 bilhões no primeiro trimestre do ano, em dados não auditados, o que representa um crescimento de 10,4% sobre igual trimestre de 2011, o Grupo Pão de Açúcar (GPA) tem planos - ainda não confirmados - de investir cerca de R$ 1,96 bilhão em 2012, valor 24,27% maior do que o do ano passado. Este montante será destinado para abertura e modernização de lojas, e para melhorias de infraestrutura e tecnologia, mas ainda esta à espera da aprovação do conselho.
Com a proposta, que terá resposta (positiva ou não) apenas no mês de maio, a rede pretende promover expansão orgânica, segundo informações de sua assessoria de imprensa. O GPA quer abrir novas lojas no nordeste e no centro-oeste, com maior destaque para o braço de atacado, o Assaí. Para o Extra, a rede pretende investir mais no formato Extra Minimercado, além de ter novas operações com a bandeira Pão de Açúcar, voltada às classes A e B.
A empresa vive um momento favorável, e comemora incremento nas lojas comparáveis (abertas há pelo menos um ano) de 9,6% em relação ao mesmo período do ano anterior. A companhia anuncia ainda que as vendas líquidas somaram R$ 12,147 bilhões, alta de 11,8% em igual comparação.
A operação do GPA denominada GPA Alimentar, nas áreas de super e hipermercados, postos de combustível, drogaria e atacarejo, teve expansão de 9,3% nas vendas brutas no conceito mesmas lojas nos primeiros três meses deste ano, ante ao igual período de 2011. Ainda no conceito mesmas lojas, o desempenho de vendas do Pão de Açúcar aponta que na categoria de não-alimentos, o aumento foi de 9,2%, com destaque para o segmento têxtil da bandeira Extra, com a estratégia para a coleção outono-inverno, cuja campanha traz a atriz Camila Pitanga e peças do estilista Marcelo Sommer. Em valor, as vendas brutas do GPA Alimentar somaram R$ 7,371 bilhões (+11%) e as líquidas, R$ 6,656 bilhões (+11,2%) no primeiro trimestre de 2012. O GPA informa que no período abriu duas lojas - uma Extra Hiper e uma Assaí - e fez cinco conversões de Extra Fácil para Minimercado Extra. Outras 14 lojas estão em obras.
Demais operações
Controladora das redes varejistas Casas Bahia, Ponto Frio e operações de comércio eletrônico (e-commerce) denominadas Nova Pontocom, a Viavarejo viu nas lojas comparáveis (ou mesmas-lojas) alta de 10% no primeiro trimestre do ano. Considerando deflação na categoria de eletro e inflação nas categorias de móveis nos últimos 12 meses, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o crescimento real foi de 15,7%. As lojas físicas tiveram crescimento de 9,2% de janeiro a março.
De acordo com a empresa, no primeiro trimestre de 2012 as lojas da Casas Bahia e do Ponto Frio promoveram "importantes ações de marketing, e continuaram com o processo de revisão e adequação de seu sortimento, além da reformulação das lojas aos posicionamentos definidos". A Nova Pontocom cresceu 15,3% no trimestre, incluindo a operação de atacado. Segundo a companhia, o site de todas as lojas do grupo, aumentaram as vendas em 21,2% ante o primeiro trimestre do ano passado.
Concorrência
Enquanto a líder do varejo brasileiro demonstra potência para crescer, outra bandeira que ganha destaque no ranking da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) é a rede Savegnago, que inaugurou esta semana a sua 24ª loja, localizada na cidade de Matão, a 300 km de São Paulo. O novo estabelecimento recebeu R$ 15 milhões e conta com uma área de venda de 2000 m². O projeto de expansão da rede já iniciou uma série de reformas e implantação de novas unidades no interior do estado.
O supermercado segue o alto padrão das lojas da rede, oferecendo desde setores tradicionais como padaria, frios, açougue e hortifrútis até os mais especializados como o de vinhos, bebidas destiladas e queijos finos. Ao todo, foram contratados cerca de 200 colaboradores. O grupo passou a ter 24 lojas no interior paulista. As cinco primeiras foram em Sertãozinho e em seguida a rede se instalou em Ribeirão Preto, que atualmente tem oito lojas em operação e espera a inauguração de outras três.
Outras cidades com lojas Savegnago são Franca, Barretos, Bebedouro, Araraquara, Jardinópolis e Monte Alto. Também estão previstos novos estabelecimentos em São Carlos e Jaboticabal. No final do ano passado o grupo comprou, em um investimento de R$ 40 milhões, cinco lojas da bandeira Carrefour Bairro fechadas pelo grupo francês. Até o final do ano a rede pretende ter 30 lojas em 11 cidades.
O conselho de administração do Pão de Açúcar aprovou ontem a realização da 11ª emissão de debêntures simples não conversíveis em ações, em série única, no valor total de R$ 1,2 bilhão, com esforços restritos de colocação. Serão 120 mil as debêntures, com valor unitário de R$ 10 mil e data de emissão de 2 de maio de 2012. Os títulos terão prazo de vigência de 42 meses, vencendo, portanto, em 2 de novembro de 2015. As debêntures terão remuneração correspondente a 100% dos DI - Depósitos Interfinanceiros de um dia, mais um spread de 1,0% ao ano. A remuneração será paga semestralmente. Os recursos captados serão destinados ao alongamento do perfil de endividamento da companhia. Na outra ponta, seu concorrente Carrefour enfrenta dificuldades no mercado europeu, em recessão. Para manter a saúde de suas operações, a rede reduzirá o valor de seus produtos para tentar fazer com que o consumidor, mesmo com restrições, continue a comprar.
Veículo: DCI