As vendas do Carrefour no Brasil tiveram destaque no resultado mundial do grupo no primeiro trimestre. O crescimento ajudou a compensar perdas em mercados na Europa.
A varejista registrou uma alta de 7,8% no País no conceito de mesmas lojas, que considera unidades com mais de um ano de funcionamento. O faturamento das unidades brasileiras alcançou 3,2 bilhões de euros (R$ 7,6 bilhões) nos três primeiros meses do ano.
A alta, segundo o grupo, foi puxada pelo bom desempenho da bandeira Atacadão e por uma recuperação dos hipermercados. O resultado também foi beneficiado por impacto positivo de calendário, estimado em 1,8%.
Brasil e Argentina impulsionaram as vendas da região da América Latina, onde o desempenho no mesmo conceito avançou 8,6% e o faturamento fechou em 4,42 bilhões de euros (R$ 10,6 bilhões) apesar da queda na Colômbia.
A região ajudou a compensar o resultado negativo das unidades europeias, onde as vendas caíram 6,9% sem contar a França. Em seu mercado de origem, a varejista teve retração de 0,3%.
A contribuição brasileira não garantiu o crescimento no desempenho total da rede no período. No conceito mesmas lojas, houve recuo de 0,1%.
O faturamento do grupo somou 22,4 bilhões de euros (R$ 53,76 bilhões). A cifra inclui todas as atividades da companhia, como os postos de gasolina.
Veículo: Diário do Comércio - SP