O Grupo Pão de Açúcar registrou vendas brutas de R$ 13,660 bilhões no primeiro trimestre deste ano, em dados não auditados, incluindo todos os formatos e negócios operados pela empresa, o que representa um crescimento de 10,4% sobre igual trimestre de 2011. No conceito mesmas lojas (abertas há pelo menos um ano), o aumento foi de 9,6% ante o mesmo período do ano anterior. A companhia anuncia ainda que as vendas líquidas somaram R$ 12,147 bilhões, alta de 11,8% em igual comparação.
A operação do Grupo Pão de Açúcar denominada GPA Alimentar, nas áreas de super e hipermercados, postos de combustível, drogaria e atacarejo, teve expansão de 9,3% nas vendas brutas no conceito mesmas lojas nos primeiros três meses deste exercício ante igual período de 2011. A companhia ressalta que, em termos reais, deflacionadas pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), as vendas brutas tiveram alta de 4,1% no período.
Ainda no conceito mesmas lojas, o relatório de desempenho de vendas do Pão de Açúcar, divulgado ontem, indica que as vendas de alimentos tiveram alta de 9,4% no trimestre. Na categoria de não-alimentos, o aumento foi de 9,2%, com destaque para o segmento têxtil da bandeira Extra, com a estratégia para a coleção outono/inverno, cuja campanha traz a atriz Camila Pitanga e peças do estilista Marcelo Sommer. Em valor, as vendas brutas do GPA Alimentar somaram R$ 7,371 bilhões ( 11%) e as líquidas, R$ 6,656 bilhões ( 11,2%) no primeiro trimestre de 2012.
Viavarejo - Já as vendas brutas da Viavarejo, controladora das redes varejistas Casas Bahia, Ponto Frio e operações de comércio eletrônico, no conceito mesmas lojas subiram 10% no primeiro trimestre do ano. Em termos reais, considerando deflação da categoria de eletro e inflação das categorias de móveis e colchão nos últimos 12 meses, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), o crescimento real foi de 15,7%.
As lojas físicas apresentaram crescimento de 9,2% de janeiro a março. De acordo com a empresa, durante o primeiro trimestre de 2012, as lojas de Casas Bahia e Ponto Frio promoveram "importantes ações de marketing, e continuaram com o processo de revisão e adequação do sortimento, além da reformulação das lojas aos posicionamentos definidos".
A Nova Pontocom cresceu 15,3% no trimestre, incluindo o atacado. Segundo a companhia, os sites aumentaram as vendas em 21,2% em relação ao primeiro trimestre do ano passado, "reforçando o papel da experiência de compra como um fator de diferenciação".
Carrefour - As vendas do Carrefour no Brasil, por sua vez, tiveram destaque no resultado mundial do grupo no primeiro trimestre. O crescimento ajudou a compensar perdas em mercados na Europa. A varejista registrou uma alta de 7,8% no país no conceito de mesmas lojas, que considera unidades com mais de um ano de funcionamento. O faturamento das unidades brasileiras alcançou 3,2 bilhões de euros (R$ 7,6 bilhões) nos três primeiros meses do ano.
A alta, segundo o grupo, foi puxada pelo bom desempenho da bandeira Atacadão e por uma recuperação dos hipermercados. O resultado também foi beneficiado por impacto positivo de calendário, estimado em 1,8%.
Brasil e Argentina impulsionaram as vendas da região da América Latina, onde o desempenho no mesmo conceito avançou 8,6% e o faturamento fechou em 4,42 bilhões de euros (R$ 10,6 bilhões) apesar da queda na Colômbia. A região ajudou a compensar o resultado negativo das unidades europeias, onde as vendas caíram 6,9% sem contar a França. Em seu mercado de origem, a varejista teve retração de 0,3%.
Veículo: Diário do Comércio - MG