Grupo vai abrir três novas lojas e um CD em Uberlândia; inversão é de R$ 10 milhões.
Com aporte de R$ 10 milhões apenas para a aquisição dos prédios, o Grupo Bahamas pretende iniciar operações de três novas lojas e um centro de distribuição (CD) em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, ainda neste ano. A rede mineira, com sede em Juiz de Fora (Zona da Mata), tem 28 anos de mercado e ocupa a quarta posição no ranking supermercadista do Estado, com mais de 4 mil postos de trabalho diretos, e a 21ª no Brasil, além de registrar um faturamento anual que ultrapassa a marca dos R$ 858 milhões. A meta para 2012 é vender o primeiro bilhão.
A ampliação da rede inclui compra do espaço, construção e parcerias com empresas e investidores locais. "Já negociamos 11 mil metros quadrados em um primeiro momento e 5 mil metros quadrados numa segunda etapa. Metade do investimento inicial está acertada. Agora vamos construir o CD independente", explica o gerente de marketing, Nelson Júnior.
De acordo com ele, os esforços do Bahamas estão direcionados para, até 2015, implantar mais 22 lojas no Triângulo, Alto Paranaíba, Leste e Sul de Minas. "Mapeamos o Estado e entendemos que essa região é mais propícia para o nosso tipo de negócio. Nessas localidades as redes são fundamentalmente multinacionais e, desta forma, vemos potencial para marcar locais. uma área promissora e conta com investimentos por parte dos empresários".
Em relação ao crescimento que as unidades de Uberlândia devem gerar para o grupo Bahamas, Nelson Júnior ainda não tem estimativas, mas garante que os resultados do setor são rápidos. "Vamos começar com três lojas de uma só vez para termos condição de competir melhor no mercado. Por isso, estamos fortalecendo as parcerias, estruturando bem as unidades e, finalmente, o CD que vai dar sustentação aos negócios", esclarece.
Segundo o gerente, a expansão regional terá continuidade e já existem valores definidos para novas aquisições, mas ainda não serão divulgados. "Não temos a pretensão de estender a rede pelo território nacional, mas dentro de Minas, onde já contamos com um número significativo de unidades e estamos em busca da liderança. E os resultados estão satisfatórios, as negociações realizadas no Triângulo estão justas, não sentimos superexploração do mercado. Uberlândia tem uma cultura de crescimento e vamos aproveitar o momento. Queremos fazer valer os estudos realizados."
Em fevereiro, foi inaugurado um novo centro de distribuição em Juiz de Fora, que contou com investimentos de R$ 25 milhões, diluídos em dois anos, período entre a aquisição do espaço e a construção. "Como melhoramos a logística e o armazenamento dos produtos, conseqüentemente conseguimos oferecer ao consumidor mais qualidade. E é este novo centro que está impulsionando os negócios e permitindo a execução dos projetos no Triângulo", ressalta o gerente de marketing. No primeiro semestre, o grupo registrou 17,62% de crescimento e, segundo Júnior, apesar de ser um índice alto, pretende mantê-lo nos últimos seis meses do ano.
De bar a supermercado - Um estabelecimento que começou como um pequeno bar, passando a mercearia e, hoje, ocupa posição de destaque entre os supermercados de Minas. Para Nelson Júnior, esse resultado é fruto de alguns conceitos pioneiros desenvolvidos pelo Bahamas na região em que atua. "A ideia das sacolas ecológicas já está em vigor há quase oito anos em nossas lojas. Somos o primeiro estabelecimento tecnológico e que adotou a etiqueta eletrônica e, acima de tudo, investimos no relacionamento comunitário, o que eu diria ser nosso diferencial", destaca.
Para o gerente, essa participação comunitária é o terreno para a fidelização do cliente. "A intimidade com a marca, funcionários e diretores facilita o trabalho. O consumidor nos ouve mais fácil, fica mais acessível às promoções, entende as propostas e nos aceita melhor. E é assim que o Grupo Bahamas sempre atuou", finaliza.
Veículo: Diário do Comércio - MG