Empresa planeja abrir mais duas lojas em BH em um ano; hoje são 35 no país.
A rede Oba Hortifruti abriu sua primeira loja em Belo Horizonte em 1979. A unidade seguia a tendência da época comercializando frutas, verduras e legumes a preço único. Com o sucesso obtido com esse formato, começou a expansão. Em 1981, a rede inaugurou uma unidade em Brasília, no Distrito Federal. Em 1984, foi a vez de Campinas, em São Paulo, receber uma loja. A cidade hoje abriga a sede do grupo. Atualmente, são 35 unidades espalhadas pela Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), pelo Estado de São Paulo e por Brasília.
Para a gestora de marketing da rede em Belo Horizonte, Patrícia Ramos, o sucesso dos negócios da Oba está na forma como a rede se posiciona no mercado. "Com o passar dos anos a empresa foi se adaptando ao momento do mercado e hoje não trabalha apenas como um sacolão, mas como um hortifrúti. Além das frutas, legumes e verduras, temos açougue, frios, laticínios, mercearia e até adega de vinhos", afirma. "As pessoas buscam a praticidade de encontrar tudo em um só lugar. O nosso serviço de delivery também tem sido muito requisitado", acrescenta.
Mesmo com essa variedade, o segmento de hortifrúti ainda representa 60% do faturamento total da empresa (não revelado). A rede trabalha com mais de 12 mil itens em suas lojas, sendo 300 somente neste setor. A empresa procura disponibilizar aos clientes produtos exóticos e difíceis de encontrar dependendo da época do ano. Entre os produtos mais comercializados pela Oba estão o tomate, a banana, a batata e a laranja. Mensalmente, a rede abastece as mesas dos brasileiros com 30 toneladas de tomates e 50 toneladas de bananas.
Patrícia Ramos destaca que as vendas da Oba têm crescido ano a ano. Para ela, a ascensão da classe C é um dos fatores que estão incrementando os negócios. "Esse público passou a demandar produtos de maior qualidade e tem aumentado o leque de clientes da rede", observa. A preocupação da população em manter uma alimentação saudável, para a gestora de marketing, também ajuda a aumentar as vendas. Segundo ela, a rede tem, inclusive, se preocupado em aumentar o leque de produtos orgânicos no mix, já que a procura por esses itens está crescendo vertiginosamente.
Ela confessa, no entanto, que há uma sazonalidade nas vendas. Entre maio e agosto, período de tempo mais frio, o movimento nas lojas diminui. Para tentar driblar esse gargalo, a rede desenvolve sua campanha de aniversário nesse período. "Já estamos conseguindo alcançar nossa meta nas vendas deste ano e a tendência é melhorar agora no segundo semestre com a elevação da temperatura e com a proximidade do Natal", afirma.
Ainda de acordo com Patrícia Ramos, a rede Oba irá inaugurar mais duas unidades em Belo Horizonte dentro de um ano. Uma delas será instalada no bairro Castelo, na região da Pampulha. A outra ainda está em fase de estudos e o local não foi revelado. Há cerca de um mês a empresa abriu uma loja no bairro Vila da Serra, em Nova Lima, na RMBH. "Nós fizemos estudos que mostraram que os moradores e as pessoas que trabalham nessa região estão dentro do nosso público-alvo", diz.
Unidades - Atualmente são cinco lojas em Belo Horizonte: Ouro Preto (Pampulha), Sagrada Família (região Leste), Lourdes e Serra (ambos na região Centro-Sul). No bairro Serra são duas unidades. Em São Paulo, são 21 unidades espalhadas pelas cidades de Campinas, Limeira, Americana e Campinas, além da capital paulista. Em Brasília, são oito lojas, mas a previsão é que deverá receber mais uma ainda neste ano. O valor do aporte em novas unidades não foi revelado.
Somente em Belo Horizonte, a rede Oba gera cerca de 500 postos de trabalho. O grupo do qual a empresa faz parte detém ainda a Global Frutas, instalada na Centrais de Abastecimento de Minas Gerais (Ceasa Minas), em Contagem, na RMBH. Essa empresa atua no setor atacadista.
Veículo: Diário do Comércio - MG