Em um ano e meio da campanha Saco é um Saco, cerca de cinco bilhões de sacolas plásticas deixaram de ser consumidas, segundo estimativas levantadas pelas três maiores redes de supermercado no País pelas cidades que baniram as sacolas voluntariamente, como Xanxerê (SC) e Jundiaí (SP) e pelo Programa de Qualidade e Consumo Responsável de Sacolas Plásticas, da indústria do plástico. “A campanha estimulou o pensamento critico acerca de como consumimos e que impacto este consumo tem no meio ambiente e em nossa qualidade de vida”, afirma Samyra Crespo, secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental.
Com o sucesso da campanha, a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) já planeja estipular novas metas de redução para o setor varejista, atingindo aproximadamente 76 mil estabelecimentos espalhados por todo o País. O pacto prevê a redução, em 30%, das sacolas plásticas nas lojas de todo o País até 2013 e 40% até 2014, tendo como base os números de produção de 2010, estimados em aproximadamente 14 bilhões. Além destas iniciativas, alguns supermercados estabeleceram suas próprias metas, como o Walmart, que planeja reduzir em até 50% até 2013 e o Carrefour, que deseja banir as sacolas plásticas em suas lojas até 2014.
Veículo: Site Saneamento Ambiental