Supermercados da Capital ligados à Associação Paulista de Supermercados (Apas), entre eles as redes Pão de Açúcar, Walmart e Carrefour, deixarão de distribuir sacolas plásticas a partir da quarta-feira, dia 25, cumprindo acordo com a prefeitura e com o governo estadual. Como alternativa, os consumidores terão de recorrer às sacolas reutilizáveis ou comprar as de plástico biodegradável a preço de custo (R$ 0,19), que serão vendidas pelos próprios supermercados.
Segundo o presidente da Apas, João Carlos Galassi, a tendência é que o paulistano abandone de vez as sacolas plásticas. Baseado na experiência vivida em Jundiaí – onde não há mais distribuição da famosa sacolinha –, Galassi afirma que o próximo passo do projeto é distribuir recipientes nos supermercados associados à entidade para que sejam recolhidas também as sacolas reutilizáveis que seriam jogadas fora pelos consumidores. Isso porque, segundo ele, a adesão às chamadas ecobags deve ser esmagadora quando comparada com a venda das sacolas biodegradáveis. "A procura tem sido muito baixa em outras cidades, cerca de 5% se utilizam do produto biodegradável."
Os sacolões usados, independentemente do material da sua confecção, serão recolhidos pelos supermercados e destinados a organizações não-governamentais (ONGs) especializadas na reutilização do produto. A partir daí, as sacolas poderão ser consertadas e transformadas em novas peças. Mas os detalhes ainda não foram fechados. "Nós ainda vamos formatar a cara dessa nova campanha e decidir qual será o tamanho do recipiente."
A entidade afirma que o custo do novo projeto ainda não foi fechado. No entanto, o financiamento da iniciativa deve ficar com os próprios supermercados. A ideia é por em prática essa segunda fase do projeto de substituição das sacolas plásticas até o final de abril. Se os planos para uma segunda fase já começam a ser traçados, os preparativos para a primeira etapa já estão em ordem.
Mudança
A entidade acredita que praticamente todos os cerca de 1,2 mil associados devem eliminar a distribuição das sacolas plásticas a partir do dia 25. Além da Capital, a campanha foi lançada oficialmente em 120 municípios do Estado de São Paulo, com o apoio formal do poder público. "Os supermercados já estão preparados para a mudança. Todos já estão bastante antecipados para colocar o projeto em prática. Tivemos lojas que já anteciparam essa medida inclusive", disse Galassi.
Veículo: Diário do Comércio - SP