Abras apoia campanhas que incentivam o uso de sacolas reutilizáveis em todo o País

Leia em 2min

As empresas supermercadistas estão atentas às mudanças que devem acontecer neste ano e nos próximos visando à melhora da qualidade de vida das pessoas e a conservação do meio ambiente.

Eventosacolas01

As campanhas de conscientização sobre o uso racional das sacolas plásticas fazem parte deste contexto. Elas se iniciaram há cerca de 3 anos em pequenas cidades, como Xanxerê, dominando boa parte da região oeste de Santa Catarina, passou a grandes cidades, como Jundiaí (SP), chegou à primeira capital, Belo Horizonte (MG), no ano passado. Agora em janeiro, dia 25 próximo, o Estado de São Paulo começa a substituir as sacolas descartáveis pelas reutilizáveis.  Há outras capitais que estão realizando suas campanhas de redução, com o fim da distribuição gratuita, como Vitória, no Espírito Santo, e, com sucesso.

“O uso de sacola reutilizável será o foco defendido pelo setor supermercadista, que está optando por criar campanhas que contam também com apoio de outras entidades do comércio, prefeituras, e outros órgãos públicos para levar orientação ao consumidor. Mas estaremos sempre atentos para que a substituição de sacolas não inviabilize de forma alguma as compras de nossos clientes, o que prejudicaria nossos negócios”, explica o presidente da Abras, Sussumu Honda.

As ações para reduzir o uso de sacolas plásticas também fazem parte da Agenda de Sustentabilidade da Abras, que desde 2007 realiza fóruns para discutir o tema Sacolas Plásticas & Varejo Sustentável pelo Brasil.

Durante o ano de 2011, o presidente Sussumu Honda foi convidado a participar de audiências públicas em Brasília para apresentar o posicionamento da entidade sobre o uso de sacolas plásticas. Em novembro, a Abras assinou Pacto Setorial com o Ministério do Meio Ambiente para redução de 40% do consumo de sacolas plásticas até 2015, com base na produção e consumo de 2010.  Em março deste mesmo ano, a entidade já havia assinado termo de compromisso nesse sentido.
 
Outra iniciativa recente é a campanha “Vamos Tirar o Planeta do Sufoco”, do Ministério do Meio Ambiente, também apoiada pela entidade nacional e pela Associação Paulista de Supermercados (Apas), que cedeu o tema da campanha paulista ao ministério e desenvolve algumas ações de divulgação, em sinergia com o trabalho realizado em São Paulo.

Fonte: Portal Abras


Veja também

Sacolinhas plásticas: entre o bem e o mal

A partir de quarta, elas começam a ser banidas, mas quem realmente ganha com a medida?Enquanto os consumidores es...

Veja mais
Supermercados darão sacolas de graça para atrair clientes

Supermercados paulistas preparam uma série de ações para tentar fisgar pelo bolso os consumidores n...

Veja mais
No aniversário de São Paulo dê um presente sustentável à cidade

...Troque seu óleo de cozinha usado por sabão biodegradável Evento no Parque da Juventude ter&aa...

Veja mais
Sacolas plásticas deixarão de ser distribuídas a partir de 25 de janeiro

25 de janeiro, aniversário da cidade de São Paulo, será o marco da campanha “Vamos Tirar o Pl...

Veja mais
Vitória deixa de distribuir sacolas plásticas e dá benefícios para consumidor

  Os supermercados de Vitória (ES) deixaram de distribuir sacolas plásticas em todas as lojas da cap...

Veja mais
Em Belo Horizonte o uso de sacolas plásticas cai 97% após oito meses de campanha

Belo Horizonte, que conquistou o título de primeira capital do Brasil sem sacolas plásticas, já com...

Veja mais
Brasil usa 13 bilhões de sacolas plásticas

Nos anos 80, os supermercados brasileiros passaram a disponibilizar sacolas plásticas nos caixas dos supermercado...

Veja mais
Em Xanxerê, programa para eliminar sacola plástica tem quase 3 anos

Uma semana antes de iniciar um ousado programa que previa o fim da distribuição gratuita de sacolas pl&aac...

Veja mais
Na zona leste, consumidor já adere à sacola retornável

Caixas de papelão, oferecidas pelos varejistas, também têm procuraQueixas se referem ao preço...

Veja mais