As empresas supermercadistas estão atentas às mudanças que devem acontecer neste ano e nos próximos visando à melhora da qualidade de vida das pessoas e a conservação do meio ambiente.
As campanhas de conscientização sobre o uso racional das sacolas plásticas fazem parte deste contexto. Elas se iniciaram há cerca de 3 anos em pequenas cidades, como Xanxerê, dominando boa parte da região oeste de Santa Catarina, passou a grandes cidades, como Jundiaí (SP), chegou à primeira capital, Belo Horizonte (MG), no ano passado. Agora em janeiro, dia 25 próximo, o Estado de São Paulo começa a substituir as sacolas descartáveis pelas reutilizáveis. Há outras capitais que estão realizando suas campanhas de redução, com o fim da distribuição gratuita, como Vitória, no Espírito Santo, e, com sucesso.
“O uso de sacola reutilizável será o foco defendido pelo setor supermercadista, que está optando por criar campanhas que contam também com apoio de outras entidades do comércio, prefeituras, e outros órgãos públicos para levar orientação ao consumidor. Mas estaremos sempre atentos para que a substituição de sacolas não inviabilize de forma alguma as compras de nossos clientes, o que prejudicaria nossos negócios”, explica o presidente da Abras, Sussumu Honda.
As ações para reduzir o uso de sacolas plásticas também fazem parte da Agenda de Sustentabilidade da Abras, que desde 2007 realiza fóruns para discutir o tema Sacolas Plásticas & Varejo Sustentável pelo Brasil.
Durante o ano de 2011, o presidente Sussumu Honda foi convidado a participar de audiências públicas em Brasília para apresentar o posicionamento da entidade sobre o uso de sacolas plásticas. Em novembro, a Abras assinou Pacto Setorial com o Ministério do Meio Ambiente para redução de 40% do consumo de sacolas plásticas até 2015, com base na produção e consumo de 2010. Em março deste mesmo ano, a entidade já havia assinado termo de compromisso nesse sentido.
Outra iniciativa recente é a campanha “Vamos Tirar o Planeta do Sufoco”, do Ministério do Meio Ambiente, também apoiada pela entidade nacional e pela Associação Paulista de Supermercados (Apas), que cedeu o tema da campanha paulista ao ministério e desenvolve algumas ações de divulgação, em sinergia com o trabalho realizado em São Paulo.
Fonte: Portal Abras