Belo Horizonte, que conquistou o título de primeira capital do Brasil sem sacolas plásticas, já comemora os primeiros resultados. De acordo com a Associação Mineira de Supermercados (Amis) o uso de sacolas plásticas caiu 97% nesses primeiros oito meses da campanha “Sacolas Plásticas Nunca Mais”.
Até 17 de abril de 2011, véspera da entrada em vigor da lei municipal 9.529/2008, apoiada pela campanha educativa em prol do uso de sacolas retornáveis, a capital mineira consumia cerca de 450 mil sacolinhas descartáveis de polietileno comum ou de polietileno aditivado (oxidegradável) por dia, segundo estimativas.
Já em 18 de dezembro de 2011, ou seja, oito meses depois do início da lei e da campanha, o consumo passou para 15 mil unidades por dia. Isto representa uma redução próxima a 97%. De acordo com a Amis, esses 3% de sacolas são biocompostáveis (feitas à base de milho).
A expectativa em Minas Gerais agora é a de que as conquistas de Belo Horizonte possam alcançar todos os municípios mineiros. Atualmente tramita na Assembleia Legislativa projeto de lei que trata desse tema e há expectativa de que ele seja votado ainda neste primeiro semestre.
Na capital mineira a campanha foi liderada pela Prefeitura de Belo Horizonte, todas as entidades do comércio, a Associação de Supermercados de Minas Gerais, Movimento de Donas de Casa e Consumidores de MG e Procons.
Fonte: Portal Abras com informações da Associação Mineira de Supermercados