25 de janeiro, aniversário da cidade de São Paulo, será o marco da campanha “Vamos Tirar o Planeta do Sufoco”, organizada pela Associação Paulista de Supermercados (Apas). A partir desta data, os supermercados que aderiram à iniciativa deixarão de fornecer as sacolas gratuitamente aos consumidores e passarão a oferecer como alternativas para o transporte das compras as sacolas reutilizáveis, carrinhos de feira, caixas de papelão e cestos ecológicos.
A campanha já conta com apoio de grandes redes de supermercados na capital e em outras regiões do Estado, como Walmart, Carrefour, Pão de Açúcar, Coop, Sonda, Savegnago, Rede 10, Mialichi, Lopes, entre outros.
A ação que atinge diversos pontos do Estado é uma parceira com o governo estadual e prefeituras municipais, e conta com adesão voluntária dos supermercados, já que não existe em vigor nenhuma lei estadual que indique essa medida.
Na capital paulista, até houve a criação da lei para banir as sacolinhas plásticas dos supermercados e também de todo o comércio varejista a partir de 1º de janeiro deste ano. Entretanto, a lei foi questionada na Justiça pelo Sindicato da Indústria de Material Plástico. Em decisão liminar, o Tribunal de Justiça de São Paulo decidiu por manter suspensa a lei. A Prefeitura de São Paulo deverá recorrer da decisão no Supremo Tribunal Federal e assinou recentemente termo de apoio à iniciativa atual da Apas. Ainda na esfera pública, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) já havia assinado em maio do ano passado um protocolo de intenções com a entidade paulista.
“As medidas resultantes de um acordo, endossadas ou não por força de lei, sempre têm o mérito de não serem impositivas, mas sim construídas em parceria pelos diversos setores da sociedade e o poder público, visando à conscientização da sociedade. Este é o modelo mais efetivo, por ser mais democrático”, explica o presidente da Apas, João Galassi.
Iniciativa local: a experiência de Jundiaí
A primeira experiência da campanha Vamos Tirar o Planeta do Sufoco começou em Jundiaí (SP), em agosto de 2010. O projeto piloto teve a participação da prefeitura, do Procon, dos supermercados e da associação comercial da cidade. Pesquisa recente realizada pela Apas mostra que a iniciativa teve adesão do consumidor e já conta com 77% de aprovação da população.
Como alternativa para levar as compras para casa, além das sacolas reutilizáveis e das caixas de papelão, o consumidor tem a opção de comprar sacolas compostáveis, feitas de amido de milho.
O projeto da Apas foi implementado também em Monte Mor (SP), em fevereiro do ano passado, e em Americana (SP), em junho. Segundo a Apas, nas duas cidades a eliminação foi total e sem a opção de venda da sacola compostável.
Fonte: Portal Abras com informações da Associação Paulista de Supermercados