Os supermercados de Vitória (ES) deixaram de distribuir sacolas plásticas em todas as lojas da capital, desde o dia 9 de janeiro, atendendo ao Termo de Cooperação Ambiental firmado entre o Ministério Público do Espírito Santo, Associação Capixaba de Supermercados (Acaps) e outras entidades.
A campanha “Todos Embalados por um Mundo Melhor”, criada para conscientizar a população quanto aos impactos ambientais causados pelo consumo excessivo das sacolas plásticas convencionais e pelo descarte incorreto desse material, incentivará a substituição das sacolas por outras formas de acondicionamento de compras mais sustentáveis, em especial pelas bolsas reutilizáveis.
Os supermercados já estão promovendo trabalho educativo junto à comunidade para conscientizar os cidadãos quanto aos benefícios do uso de sacolas reutilizáveis.
Nos pontos de vendas, o consumidor encontra diversos materiais promocionais como banners, cartazes, faixas, folders e outras mídias. Também estão sendo veiculados vídeos nas TVs dos supermercados e áudio nas rádios internas, tudo para que o cliente entenda o verdadeiro problema causado pelo consumo desenfreado das sacolas plásticas.
Os consumidores contarão ainda com um incentivo: aqueles que não utilizarem quaisquer meios de embalagens disponibilizados pelos supermercados, ou seja, que levarem de casa sua embalagem reutilizável, receberão um desconto de R$ 0,03 (três centavos de real) a cada 05 (cinco) itens comprados. Essa medida será válida por seis meses.
Segundo a direção da Acaps, até agora a iniciativa é um sucesso, com mais de 90% de adesão das lojas da capital capixaba.
Treinamento
Os funcionários dos supermercados, em especial os operadores de caixa e empacotadores, receberam treinamento para prestar esclarecimento adequado sobre a campanha e para sensibilizarem os clientes a praticar consumo consciente.
A capital Vitória é o projeto piloto da campanha, mas a proposta, segundo a Acaps, é colher a maior quantidade possível de informação para aplicar a medida com eficiência nos demais municípios do Estado. Espera-se que com a medida, deixem de ser consumidas milhares de sacolas por dia na cidade.
Fonte: Portal Abras com informações da Associação Capixaba de Supermercados.