Consumismo é apontado como risco ao meio ambiente

Leia em 3min 40s

As atividades prévias à Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável Rio+20 começaram nesta segunda-feira com duras críticas ao consumismo, por representar uma ameaça ao equilíbrio ambiental do planeta.

Vários especialistas e acadêmicos assinalaram o consumo desenfreado como um dos maiores perigos para a sustentabilidade, durante a primeira jornada da TEDxRio+20, realizada no Forte de Copacabana como aperitivo do evento principal.

A conferência da ONU reunirá quase uma centena de chefes de Estado ou de governo e delegações de pelo menos 176 países entre os próximos dias 20 e 22.

A ex-senadora Marina Silva foi uma das conferentes mais enfáticas no discurso contra o consumismo, ao denunciar que a "sede de consumir" e a separação da ética da política conduzem a sociedade a "exterminar o futuro".

"Estamos sofrendo do mal do excesso, estamos consumindo o planeta. Temos pouco tempo e uma vida dedicada ao ter em vez do ser. Estamos à beira de aumentar em dois graus a temperatura e comprometer a vida na terra. Precisamos nos reencontrar", declarou a ex-ministra do Meio Ambiente, cuja pasta, atualmente, é comandada por Izabella Teixeira

Marina Silva sustentou que a crise de valores levou a sociedade a "sacrificar" recursos naturais com milhares de anos em virtude do "lucro de umas poucas décadas".

A ecologista pediu aos brasileiros que "exijam dos líderes mundiais que não se omitam a salvar o planeta" na Rio+20. Além disso, especificou que cada indivíduo deve ser ativo para colocar-se na "posição incômoda" de acreditar no desenvolvimento sustentável e de criar condições para transformá-lo em realidade.

Agenda

A agenda principal da Conferência das Nações Unidas Rio+20 tem início no próximo dia 20 e terminará em 22 de junho, mas a partir de amanhã questões relativas a manejo de florestas e sustentabilidade nas empresas vão estar na ordem do dia em inúmeros eventos paralelos que obtiveram o aval da Organização das Nações Unidas (ONU) e ocorrerão dentro do território administrado pela entidade, no Centro de Convenções do Riocentro.

A grade é enorme, num total de 20 eventos diários, com início às 9h30 e término às 21h. Os encontros são organizados pelo chamado Major Group da ONU, o sistema da própria ONU e por organizações intergovernamentais.

A agenda contempla três eventos principais. Primeiro, acontecerá a terceira reunião do comitê preparatório da United Nations Conference on Sustainable Development (UNCSD), entre os dias 13 e 15 de junho. Em seguida, entre os dias 16 e 19 de junho, entidades cadastradas poderão discutir abertamente na reunião que se chamará "Quatro Dias de Diálogo sobre Desenvolvimento Sustentável". Neste evento, a sociedade civil incluindo o setor privado, ONGs, comunidade científica, entre outros, estarão reunidos para uma discussão franca e orientada à ação sobre temas prioritários relacionados ao desenvolvimento sustentável. Neste ciclo de debates não haverá participação de governos ou de agências das Nações Unidas e as recomendações que resultarem dos Diálogos serão levadas diretamente aos chefes de Estado e de Governo presentes na Cúpula.

Durante estes quatro dias de diálogo para o desenvolvimento sustentável serão debatidos dez temas, escolhidos de acordo com sua relevância para o aprofundamento da discussão sobre desenvolvimento sustentável. Todos os debates serão transmitidos ao vivo no website das Nações Unidas.

Com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a iniciativa dos Diálogos está sendo lançada por meio de uma plataforma digital (www.riodialogues.org) com o objetivo de criar um espaço de discussão amplo e interativo. Os debates on-line em cada um dos dez temas dos Diálogos serão facilitados por pesquisadores de alguns dos principais centros acadêmicos mundiais.

A plataforma está acessível em quatro idiomas (português, inglês, francês e espanhol) e contém ferramenta de tradução instantânea de comentários para 40 idiomas. Além disso, faz parte da plataforma um sistema de votação, por meio do qual as recomendações escolhidas serão posteriormente direcionadas aos participantes dos Diálogos.

De forma geral, a ideia destes diálogos é promover modelos econômicos mais favoráveis ao desenvolvimento sustentável, que incorporem critérios de sustentabilidade ambiental e social - e não apenas econômicos. Pela definição do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), a economia verde tem três características básicas: emite pouco carbono, utiliza os recursos naturais de forma eficiente e promove a inclusão social. Por exemplo, economias que privilegiem o uso de energias renováveis, reciclagem de lixo e conservação da biodiversidade. Fora do Centro de Convenções do Riocentro vão ocorrer eventos como a Cúpula Dos Povos por Justiça Social e Ambiental que vai acontecer de 15 a 23 de junho.


Veículo: DCI


Veja também

População quer sacolinhas de volta

Desde o dia 4 de abril os supermercados não distribuem mais sacolinhas plásticas para os consumidores. Fru...

Veja mais
Consumismo sustentável

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, defendeu ontem as medidas do governo para estimular o consumo, inclusive...

Veja mais
Setor empresarial elabora lista com iniciativas e demandas para a Rio+20

Compromissos incluem operar dentro dos limites dos sistemas naturais e aumentar a ecoeficiênciaA conferência...

Veja mais
Sustentabilidade vira estratégia de negócios

Na semana em que acontece no Rio de Janeiro o principal evento sobre o meio ambiente desde a Eco 92, a indústria ...

Veja mais
6 negócios sustentáveis

Conheça empresas que poupam recursos naturais sem deixar de lado o lucro e a competitividadeO brasileiro est&aacu...

Veja mais
O capitalismo ambientalista na Rio+20

Embora muitas empresas divulguem suas iniciativas ambientais apenas como estratégia de marketing, muitas outras p...

Veja mais
Agricultura apresenta metas ambientais para discutir na Rio+20

Às vésperas da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável,...

Veja mais
Abras participa de ciclo de debates na Rio+20

Produção e consumo sustentável serão o tema do painel que contará com a presenç...

Veja mais
É muita água na cerveja

Para cada litro produzido da bebida consome-se até 4 vezes mais água; empresas querem reduzir propor&ccedi...

Veja mais