Distribuição de sacolinhas deve virar lei no Grande ABC

Leia em 2min 10s

O GT (Grupo de Trabalho) Meio Ambiente do consórcio Intermunicipal Grande ABC elaborou projeto de lei que obriga o fornecimento gratuito de sacolas plásticas pelos estabelecimentos comerciais. O documento, apresentado ontem durante reunião realizada no consórcio, em Santo André, estava sendo elaborado há um mês e será encaminhado para votação nas câmaras de cada uma das sete cidades onde poderá ser transformado em lei.

O Tribunal de Justiça determinou, no dia 25, que os supermercados voltassem a fornecer as sacolas que estavam banidas dos estabelecimentos desde abril. No entanto, o presidente do consórcio e prefeito de Rio Grande da Serra, Adler Kiko Teixeira, lembra que não é obrigação legal. "Diante de novas mudanças, os municípios estarão amparados numa legislação. Nesse momento, as cidades querem assegurar o direito do consumidor ", disse Kiko.

A coordenadora do GT Meio Ambiente, Patrícia Lorenz, lembra, no entanto, que a forma como as sacolas eram distribuídas antes do TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) assinado pela Apas (Associação Paulista de Supermercados), o Ministério Público e Procon de São Paulo - que baniu os sacos - não é o caminho mais favorável. "O modelo antigo de distribuição incessante das sacolas era ruim. Por isso, o que pautou o projeto de lei foi a questão do consumo consciente", declarou Lorenz.

O texto obriga, por exemplo, que as embalagens atendam às determinações da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas)- o que inclui capacidade de peso e espessura adequadas - e os estabelecimentos proponham ações de consumo responsável para evitar o desperdício. Além disso, se aprovada a lei, também ficam proibidas as sacolas oxibiodegradáveis (que precisa da luz para se decompor e pode causar danos à saúde).

De acordo com Kiko, todos os municípios concordaram com a implantação do projeto depois do estudo elaborado pelo GT do consórcio. "Chegou-se a conclusão de que o impacto para o meio ambiente não é como vem sendo tratado. Até porque, há diversos outros produtos comercializados nos supermercados em embalagens plásticas", explicou.

O descumprimento da lei acarretará em advertência, multa de R$ 2.000 e suspensão de alvará de funcionamento. A fiscalização ficará a cargo de cada município.

 

EXEMPLOS

No Rio de Janeiro, Lei estadual 5.502/09, por exemplo, garante desconto de R$ 0,03 para o cliente, a cada cinco itens adquiridos, que não usar a sacola. No Rio Grande do Sul todos os estabelecimentos precisam entregar sacolas que sigam os padrões da ABNT. Em Guarulhos, a Lei 6.186/2006 também obriga o fornecimento do plástico. Já em Jundiaí, os sacos saíram de cena desde o ano passado.

 

Veículo: Diário do Grande ABC - SP





Veja também

Eletroeletrônicos terão destino certo

Geladeiras e rádios sem uso, por exemplo, de acordo com a PNRS, deverão ser devolvidos aos fabricantes.At&...

Veja mais
RS busca redução de 20% de sacolas plásticas em seis meses

A Associação Gaúcha de Supermercados, o Ministério Público do Estado e a Federa&ccedi...

Veja mais
Não existe opção viável à sacola plástica, diz Sinplast

Apesar da crescente preocupação ambiental, que aponta a necessidade de substituição das saco...

Veja mais
Imbróglio das sacolas plásticas

Durante meses foram as pobres sacolinhas plásticas, aquelas nas quais colocamos nossas compras nos mercados, esti...

Veja mais
Supermercados fornecem, mas escondem sacolas

No primeiro dia de cumprimento à decisão da Justiça paulista, varejistas colocam operadores de caix...

Veja mais
Sacolinhas voltam, mas tem que pedir

Depois de determinação da Justiça, os mercados voltaram a distribuir as sacolinhas descartáv...

Veja mais
Santo André une empresários para discutir reciclagem

Acompanhando a crescente necessidade dos municípios se adequarem ao Plano Nacional de Resíduos Sóli...

Veja mais
Fórum debate ganhos econômicos criados pela sustentabilidade

“O potencial de geração de empregos é gigantesco”. Quem garante que as oportunidades ec...

Veja mais
Supermercados da região já distribuem sacolinhas

A Coop voltou a distribuir ontem as sacolas plásticas, que estavam suspensas desde abril. Os demais supermercados...

Veja mais